«Um Profeta», de Jacques Audiard, foi o grande vencedor dos Césares, conquistando um total de nove galardões na cerimónia de prémios mais importante do cinema francês, apresentada por Marion Cotillard.
Em celebração do mais importante evento cinematográfico do ano, o SAPO Cinema oferece prémios muito apetecíveis aos cinéfilos que conseguirem acertar o maior numero de futuros premiados.
O Teatro Rivoli acolheu nesta sexta-feira a abertura oficial do Fantasporto que contou com a presença e apoio da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.
Vencedor do Prémio do Júri no último Festival de Cannes, o mais recente filme de Park Chan-wook é um drama de terror sobre um padre vampiro que se transforma em vampiro.
Jackie Earle Haley é o novo Freddie Krueger, numa reimaginação das aventuras do assassino dos sonhos dos adolescentes de Elm Street. O filme tem estreia internacional em Abril e o «trailer» mais completo já está na internet.
Criado para a literatura «pulp» por Robert E. Howard, Solomon Kane chega ao cinema pela mão de Michael J. Bassett, num filme de grande produção que marca a abertura da competição oficial do Fantasporto.
A competição oficial do Fantasporto começa hoje, mas o certame já tem as portas abertas desde segunda-feira. Um dos melhores eventos da semana foi um «workshop» de efeitos especiais com dois especialistas de renome, a que o SAPO assistiu.
Leonel Vieira é o produtor de um projecto pioneiro no audiovisual português: «O Dez», um conjunto de curtas-metragens de tema fantástico, produzidas com valores cinematográficos mas de exibição exclusiva no SAPO e na RTP.
É o filme mais falado da semana, uma adaptação do romance de Dennis Lehane, realizada por Martin Scorsese e protagonizada por Leonardo DiCaprio. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões dos espectadores portugueses.
Martin Scorsese regressa à ribalta com «Shutter Island», a morte de golfinhos torna-se objecto de um documentário arrepiante em «The Cove - A Baía da Vergonha» e João César Monteiro é recordado numa exposição muito especial.
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque acolhe uma exposição que inclui 750 peças de Tim Burton, um realizador cuja imaginação parece um poço sem fundo de criaturas bizarras e personagens únicas.
A vida do irmão mais novo de John Kennedy, Robert F. Kennedy, vai ser transposta para cinema, com Matt Damon no papel principal. O realizador será Gary Ross.
Johnny Depp vai voltar a ser Jack Sparrow no quarto filme da série Piratas das Caraíbas, mas com um elenco bastante diferente: sem Keira Knightley e Orlando Bloom mas com Penélope Cruz e Ian McShane.
Terror e animação são os grandes destaques da primeira noite de sessões do Fantasporto 2010. A abertura oficial é só na sexta-feira, 26 de Fevereiro, mas a programação paralela à competição oficial arranca já hoje.
Com seis troféus, incluindo os de Melhor Filme e Realização, «Estado de Guerra» foi o grande vencedor dos prémios britânicos de cinema, os BAFTA, batendo assim «Avatar», que se ficou por dois galardões.
Os vencedores do 60º Festival de Cinema de Berlim foram conhecidos esta noite. «Honey», de Semih Kaplanoglu venceu o prémio máximo, o Urso de Ouro, e Roman Polanski foi galardoado com o Urso de Prata para Melhor Realizador.
A tecnologia a três dimensões está em franco crescimento no cinema mas o governo italiano decidiu pôr-lhe um travão. O ministério da Saúde do país diz que os óculos 3D representam um risco para a saúde.
Um grupo de legionários romanos a tentar sobreviver por trás das linhas do inimigo é o tema do novo filme de Neil Marshall, cujo primeiro «trailer» já está na internet.
Apesar de serem rivais na conquista do Óscar de Melhor Realizador, James Cameron afirmou que deveria ser a sua ex-mulher Kathryn Bigelow a ganhar o Óscar de realização por «Estado de Guerra», reservando para «Avatar» o troféu de Melhor Filme.
A sua voz operática distinguiu-a das outras estrelas dos musicais dos anos 40 e 50, levando-a a brilhar em filmes como «O Barco das Ilusões» e «Beija-me Catarina». Kathryn Garyson faleceu a 17 de Fevereiro, aos 88 anos, de causas naturais.
A poucos dias do arranque do Fantasporto, Mário Dorminsky e Beatriz Pacheco Pereira apresentaram o programa das festas mas não deixaram de lamentar as dificuldades financeiras que um festival com 30 anos de história ainda enfrenta.