O cineasta francês Alain Resnais, autor do clássico dos anos 60 «Hiroshima Meu Amor», morreu sábado à noite em Paris, anunciou o produtor dos seus últimos filmes, Jean-Louis Livi.
«12 Anos Escravo», «Gravidade», «Golpada Americana» e «O Lobo de Wall Street» são os principais candidatos na corrida aos Óscares, que decorre esta madrugada em Los Angeles. O português Daniel Sousa está entre os nomeados.
Ao contrário do que tem sucedido nos últimos anos, os Razzie Awards, que premeiam anualmente os piores filmes do ano, foram divididos por várias fitas e não premiaram Adam Sandler.
O filme português em maior destaque no Fantasporto é «Pecado Fatal»,que integra a Competição Oficial da Semana dos Realizadores. Hoje é a antestreia nacional, com a presença de toda a equipa.
A última grande cerimónia de entrega de prémios antes dos Óscares é a dos Independent Spirit Awards, em que «12 Anos Escravo» venceu em toda a linha, com nada menos que cinco troféus. «O Clube de Dallas» também saiu vencedor.
A comédia «Les Garçons et Guillaume, à Table!» venceu na sexta-feira o César para Melhor Filme, fazendo do realizador Guillaume Gallienne o grande vencedor da 39ª edição destes prémios do cinema francês.
Vincenzo Natali, que já venceu duas vezes o Fantasporto, regressa ao festival com o seu novo filme, um thriller sobrenatural «Haunter», protagonizado por Abigail Breslin.
A adaptação do primeiro livro da série de «best-sellers» de Rachel Mead é o filme de abertura do Fantasporto, uma nova saga de vampiros adolescentes que tenciona fazer furor no cinema.
A 34ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto arranca hoje, no Rivoli Teatro Municipal, com a abertura oficial a cargo de «Academia de Vampiros», seguindo-se uma versão restaurada do clássico «O Feiticeiro de Oz».
A longa-metragem «O Filho de Deus», protagonizada pelo ator português Diogo Morgado, no papel de Jesus Cristo, estreia na sexta-feira nos EUA e chega a Portugal a 27 de março. O trailer legendado já está no SAPO Cinema.
O ator australiano de «Avatar» foi detido no último domingo por ter socado um paparazzo. O incidente aconteceu depois de o ator e a namorada terem perdido a paciência com os fotógrafos que os seguiam.
Com a nomeação de Daniel Sousa aos Óscares, desvendamos a presença de Portugal na história das estatuetas douradas. Sabia que já houve dois portugueses premiados pela Academia e um ator a ganhar a estatueta por uma personagem do nosso país?
Meryl Streep e Julia Roberts estão nomeadas aos Óscares pelas suas interpretações em «Um Quente Agosto», um retrato de uma família com personalidades muito complicadas à beira do colapso.
De Harrison Ford a Benedict Cumberbatch, passando por Charlize Theron e Brad Pitt, as estrelas de Hollywood vão juntar-se na cerimónia de entrega dos Óscares que se aproxima. A Academia já divulgou a lista completa de apresentadores do espetáculo.
Os Óscares sempre gostaram de dramas e este ano dois dos mais comentados são «Nebraska» e «Um Quente Agosto», pela excelência das interpretações e por serem dos únicos que não são baseados numa história verídica.
As semanas que antecedem os Óscares são tempos atarefados para os quase seis mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Harold Ramis, imortalizado como ator em «Os Caça-Fantasmas» e como realizador de comédias como «O Feitiço do Tempo», morreu aos 69 anos, devido a complicações resultantes de uma vasculite.
A 34.ª edição do Fantasporto vai receber um encontro nacional de escolas e cursos de cinema, com o objetivo de debater como melhorar a qualidade do cinema português e o seu futuro, anunciou hoje a organização.
Depois da Lego, é a vez da Pixar parodiar os nomeados aos Óscares. Desta vez a versão não é oficial mas a de um fã que recriou todos os candidatos à estatueta de Melhor Filme com Woody, Nemo e companhia.
E se um grupo de crianças recriasse todos os nomeados ao Óscar de Melhor Filme? «Kid Oscars» dá a resposta, com os miúdos a colocarem perucas e bigodes para reimaginar cenas de «Capitão Phillips «O Lobo de Wall Street» ou Golpada Americana».
John Malkovich é o presidente do júri da segunda edição do BANG Awards - Concurso Internacional de Cinema de Animação, subordinada ao tema «Povos Cruzados». Os trabalhos já foram entregues e podem todos ser vistos on-line.
São muito menos conhecidos que o Homem de Ferro, o Thor ou o Capitão América, mas os Guardiões da Galáxia integram o mesmo universo e deverão surgir mais à frente nalguma fita desses heróis. O trailer legendado já está no SAPO Cinema.