Fora de competição, o filme português “A Fábrica de Nada”, do realizador Pedro Pinho, apresenta-se na secção “Panorama”, que inclui filmes premiados este ano noutros festivais.
Dez filmes, “Beast” (Reino Unido), “The Cakemaker” (Israel/Alemanha), “Custody” (França), “Foxtrot” (Israel/Alemanha/França/Suíça), “The Hungry” (Reino Unido/Índia), “Borg McEnroe” (Suécia/Dinamarca/Finlândia), “Hunting Season” (Argentina/Estados Unidos da América/França/Alemanha/Qatar), “My Pure Land” (Reino Unido), “Three Peaks” (Alemanha/Itália), “Wrath of Silence” (China), vão competir em 13 categorias, incluindo a de melhor filme, prémio especial do júri e melhor realizador, entre outros.
Presidido pelo realizador francês Laurent Cantet, o júri inclui a atriz sino-norte-americana Joan Chen, a realizadora austríaca Jessica Hausner, o escritor britânico Lawrence Osborne e o cineasta de Singapura Royston Tan. Os vencedores serão anunciados na próxima quinta-feira.
Além das categorias de “Competição” e “Panorama”, o festival inclui as secções “Gala”, “Adagas Voadoras” e “Fogo Cruzado”, composta por “seis filmes recomendados por realizadores de peso”.
Macau está representado por 16 filmes, numa iniciativa para apoiar o desenvolvimento da indústria cinematográfica local.
Conhecida internacionalmente depois de filmes como "007-O Amanhã Nunca Morre" (1997), "O Tigre e o Dragão" (2000), "Memórias de uma Gueixa" (2005), "As crianças de Huang Shi" (2008), a atriz Michelle Yeoh vai estar em Macau e no festival com o filme "Reino de Assassinos" (2010) de Su Chao Pin. A atriz vai participar numa "Conversa com Michelle Yeoh" sobre 30 anos de experiência na indústria cinematográfica.
A cerimónia de abertura contou com a presença dos "embaixadores" do festival, o ator norte-americano Jeremy Renner, a atriz de Hong Kong Miriam Yeung e o ator sul-coreano Do Kyung-soo, ou D.O..
O Festival Internacional de Cinema de Macau é organizado pela Direção dos Serviços de Turismo e pela Associação de Cultura e Produções de Filmes e Televisão de Macau.
Comentários