Impulsado por críticas entusiasmadas, "Black Panther" faturou entre 201 e 202 milhões de dólares de sexta-feira a domingo, ultrapassando as já colossais antecipações, que começaram nos 100 a 120 milhões e mais recentemente avançavam para receitas de 170 milhões.
Além de pulverizar todos os recordes de fevereiro, o 18º filme do universo cinematográfico da Marvel, a quinta maior estreia da história das bilheteiras, bate também o de maior fim de semana de estreia antes do verão, ultrapassando os 174 milhões de "A Bela e o Monstro" o ano passado, e o da maior estreia de sempre de um filme com um super-herói, que era de "Homem de Ferro 3" (2013).
Esta também é a maior estreia de sempre de um realizador negro, mais do que duplicando os 98,8 milhões de F. Gary Gray com "Velocidade Furiosa 8" (2017). "Black Panther" tornou-se um marco não só comercial mas cultural : a produção é dirigida pelo afro-americano Ryan Coogler ("Creed", "Fruitvale Station"), e conta com uma equipa de atores negros que estão entre os mais carismáticos e procurados de Hollywood: Chadwick Boseman, a vencedora do Óscar Lupita Nyong'o, Angela Bassett, Forest Whitaker e Daniel Kaluuya.
Numa história ainda de mais milhões, graças ao fim de semana prolongado do Dia dos Presidentes nos EUA, na segunda-feira, os analistas esperam agora que o filme deva acumular nestes primeiros quatro dias entre 241 e 243 milhões, esmagando não só o recorde anterior anterior ostentado por "Deadpool" em 2016, com 152,1 milhões, mas ficando apenas atrás dos 288 milhões de "Star Wars: O Despertar da Força" (2015) como melhor fim de semana de quatro dias de sempre, batendo os de "Vingadores" (2012, 226,3 milhões), "Mundo Jurássico" (2015, 234,1) e "Star Wars: Os Últimos Jedi" (2017, 241,6).
A nível internacional, também se espera que as receitas cheguem aos 169 milhões nos primeiros três dias, apesar de nem sequer ter chegado ainda à China, Japão ou Rússia. As maiores estreias vieram da Grã-Bretanha e Coreia do Sul, mas o filme também está a bater recordes em grandes mercados na África, como por exemplo na Nigéria e Quénia, mas também na África do Sul.
Num distante segundo lugar nas biheteiras dos EUA ficou a animação "Peter Rabbit", com 22,2 milhões de dólares de receitas em quatro dias e 53,1 milhões no total.
Como esperado, "As Cinquenta Sombras Livre" caiu da primeira para a terceira posição, com 19 milhões de dólares em quatro dias e 78,2 milhões desde a sua estreia.
Comentários