"O que vem aí é a concretização de um desejo muito antigo, que nos acompanha desde os bancos da faculdade. O título de trabalho é 'Mal-Amanhados - Uma Viagem à Atlântida Hoje', mas 'Novos Corsários das Ilhas' - no espírito de Nemésio - também está em equação. Consiste num documentário em registo 'infotainment', protagonizado por dois grandes amigos que regressam a casa e passam um episódio em cada uma das nossas nove ilhas", declarou Luís Filipe Borges à agência Lusa.
O trabalho "terá carimbo da RTP/Açores", mas será para transmitir a nível nacional, acrescentou o apresentador e humorista.
O objetivo deste reencontro com os Açores passa por "deixar um projeto" de que os autores - e os açorianos - se possam "orgulhar", e "onde o Corvo tenha a mesmíssima dignidade de São Miguel, e os protagonistas de cada episódio sejam uma boa galeria da transversalidade açoriana".
O fundir da "tradição e modernidade" como "talvez em nenhum outro canto do território nacional" será também um elemento do projeto.
Luís Filipe Borges, terceirense, e Nuno Costa Santos, micaelense, são, diz o primeiro, "dois ilhéus desenraizados na capital, dois desencantados com o hiper-formalismo do Direito, dois rapazes que gostavam de ler e escrever nos intervalos de infindáveis jogatanas de FIFA".
"O Nuno, mais até do que um grande amigo, foi como um irmão ligeiramente mais velho. A casa da sua avó em Lisboa era o meu porto de abrigo, onde discutíamos o futuro no intervalo de gargalhadas juvenis, e eu aprendia sobre grandes autores, música alternativa e estórias invulgares da suposta ilha 'rival'", prossegue o humorista.
O trabalho para a RTP está a ser gravado neste momento e consistirá em nove episódios de 45 minutos que terão de estar terminados "até final de outubro, incluindo uma banda sonora original de músicos açorianos".
A Direção Regional de Turismo, a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, a Direção Regional da Cultura e as autarquias de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo são, entre outras, algumas das entidades que apoiam o programa.
Comentários