Vai ser uma oportunidade única. Viana do Castelo foi a cidade escolhida como um dos destinos da digressão mundial desta banda de referência mundial", afirmou Raul Duro, esta segunda-feira, durante a apresentação da 14.ª edição do festival.
O responsável, que falava em conferência de imprensa, no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) da Câmara de Viana do Castelo, apontou ainda os nomes dos portugueses 2Jack4U (live), Amelie Lens, Ben Klock, DVS1, John Digweed, Lokier, Maceo Plex, Rebekah (live), Richie Hawtin, Surgeon (live) e The Advent.
Raul Duro adiantou que "já foram vendidos mais de mil passes, [e] mais de 50% dos passes foram vendidos a público estrangeiro".
"Nesta altura do ano é referência ótima", sublinhou.
O festival de música eletrónica, que decorre junto ao Forte Santiago da Barra, vai contar com quatro palcos e dezenas de artistas para a sua 14.ª edição, sendo que a organização espera receber "cerca de dez mil pessoas, por dia".
Já Paulo Amaral, um dos responsáveis pela organização, destacou que o festival está nomeado em quatro categorias nos Iberian Festival Awards que vão decorrer, em março, na cidade de Vigo, em Espanha.
Especificou que o Neopop está nomeado como Best Medium-Sized Festival, Best Line-Up Powered By Artcor Light, Best Communication, e Best Live Performance (Int.) (St. Germain).
Segundo Paulo Amaral "o impacto económico do festival atualizado, este ano, é de 3,72 milhões de euros", referindo que o retorno "já não se faz sentir só no município de Viana do Castelo mas um pouco por todo o distrito".
Paulo Amaral destacou que o festival "atingiu um excelente nível de relacionamento com a comunidade, com 92% de satisfação dos festivaleiros com as pessoas da cidade, em termos de acolhimento e simpatia".
Presente no encontro com os jornalistas, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, avançou, quando questionado, que o apoio do município à edição 2019 do festival ronda os 70 mil euros.
O autarca socialista destacou a importância económica do festival, que "atrai milhares de festivaleiros de um número muito alargado de países".
No final do encontro com os jornalistas, a organização do Neopop doou cerca de 3.300 euros à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e à Associação dos Amigos do Autismo, como resultado da receita da venda dos cinco quadros da campanha "The Art of Techno", que foi promovida em 2018.
As duas associações foram escolhidas pela vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo. Também presente na conferencia de imprensa, Maria José Guerreiro referiu que a organização do festival "soube compreender a importância de Viana se sentir confortável com o festival", relançado a aposta na "aproximação do festival à comunidade".
Comentários