O Trio de Jazz de Loulé integra o pianista João Pedro Coelho, o contrabaixista António Quintino e o baterista João Lopes Pereira, e foi criado em 2016 no contexto de um concurso promovido pela Câmara Municipal de Loulé.
A formação com aqueles três músicos foi escolhida entre as que se apresentaram no concurso, presidido pelo pianista Mário Laginha, diretor artístico do Festival Internacional de Jazz de Loulé.
A estreia ao vivo aconteceu no verão de 2016, precisamente naquele festival de jazz, ao qual o grupo regressou este ano para uma atuação com o saxofonista Perico Sambeat.
Depois do concerto de sexta-feira no auditório do Liceu Camões, o Trio de Jazz de Loulé iniciará a gravação do álbum de estreia no Porto, no estúdio do músico Pedro Abrunhosa, com quem já atuou este ano.
A edição do álbum está marcada para 2018.
João Pedro Coelho concluiu o curso de piano no conservatório com 18 anos, licenciou-se ainda em Jazz e Música Moderna, período durante o qual tocou com músicos como Filipe Melo, João Paulo Esteves da Silva e André Fernandes. Atualmente estuda na Holanda.
António Quintino estudou em Lisboa, Paris e Nova Iorque e foi distinguido em 2011 com o prémio de melhor instrumentista na Festa do Jazz, em Lisboa. O trabalho como contrabaixista não se cinge ao jazz, uma vez que integra o grupo Cassete Pirata, toca habitualmente com Samuel Úria, Janita Salomé ou Amélia Muge.
Em 2014, editou o primeiro álbum em nome próprio, intitulado "Prólogo".
João Lopes Pereira, o mais novo do trio, começou a estudar percussão com seis anos, descobriu o jazz na adolescência, estudou em Lisboa e em Paris, e também foi premiado na Festa do Jazz, do São Luiz. Quinteto M. Hulot, Filipe Melo Trio e Sara Serpa & Fragmentz são alguns dos projetos com os quais já colaborou.
Comentários