A programação do próximo trimestre do Teatro de Vila Real divide-se em dois grandes ciclos: “Do lado do verão”, que decorre entre julho e agosto, e “Algures a Nordeste”, em setembro.
Segundo anunciou hoje a casa de espetáculos, em comunicado, estão agendados mais de 40 eventos para estes três meses, em várias áreas e géneros, desde o teatro de rua, novo circo, dança, cinema e vários géneros musicais.
A partir de 27 de junho e até ao final de agosto, a programação do Teatro acontece “Do lado do verão” (ao ar livre), aproveitando a arquitetura do edifício e a envolvente paisagística do parque Corgo.
Este ciclo inclui um cartaz de 10 concertos no auditório exterior e no relvado junto ao café-concerto, com propostas da música moderna portuguesa e que vão desde Best Youth, Sopa de Pedra, Sean Riley & The Slowriders, Orquestra Bamba Social com Tiago Nacarato, Os Quatro e Meia, Marco Rodrigues (na foto acima), JP Simões, Joana Barra Vaz, Lince e a vila-realense Catarina Miranda (Emmy Curl).
Pelo meio, há cinema ao ar livre, com sessões na praça cénica do teatro e na zona histórica da cidade.
É também na zona histórica que acontece a terceira edição do “Arruada – ciclo de artes de rua de Vila Real”, produzido em conjunto com os serviços de animação e turismo da autarquia.
Entre 6 de julho a 25 de agosto, à sexta à noite e ao sábado de manhã, vão ser apresentadas 16 propostas de teatro de rua e novo circo, de companhias portuguesas e espanholas, com várias abordagens artísticas.
De 31 de julho a 4 de agosto tem lugar um novo projeto do Teatro de Vila Real, o ciclo “Clássicos de verão”, que “se pretende que seja a semente de um festival sobretudo de ar livre dedicado à música clássica”.
Durante cerca de uma semana, podem ouvir-se diariamente, em ambiente descontraído, vários compositores e formações clássicos ou de inspiração clássica, num programa que se cruza também com o cinema.
A transição entre o verão e o outono vai ser feita com a dança contemporânea, naquela que é a segunda edição do “Algures a Nordeste”, o festival organizado pelos teatros de Vila Real e Bragança e que, este ano, decorre de 08 a 29 de setembro.
O festival de dança contemporânea de Trás-os-Montes, apoiado pelo Norte 2020, apresenta de “uma programação eclética e ousada” no domínio da criação portuguesa.
Segundo o teatro de Vila Real, os coreógrafos convidados desta edição são Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Cláudia Martins/Rafael Carriço, Bruno Duarte e Daniel Cardoso.
Comentários