Sofia F. Costa já tinha integrado a lista final na edição de 2017 do Prémio Literário Glória de Sant’anna, que será entregue no dia 25 de maio, na Capela de São Gonçalo, em Válega, no concelho de Ovar (Aveiro).

A autora receberá uma gravura original de um retrato de Glória de Sant’anna, obra de Rui Paes.

Segundo a organização, na ocasião, serão lidos poemas de poetas escolhidos e as editoras finalistas terão à venda os seus livros de poesia.

Vitor Oliveira Mateus, Isabel Sancho, Sofia Ferrés, Ana Horta, Eduardo Quina, João Luis Barreto Guimarães, António Cabrita e Mbmate Pedro foram, outros dos autores finalistas.

A cerimónia de entrega do prémio contará com a atuação dos músicos brasileiros Eric&Ana.

O Prémio Literário Glória de Sant’anna é um galardão internacional de poesia em memória da poeta Glória de Sant´anna. O valor de 3.000 euros é atribuído ao autor do melhor livro de poesia em língua portuguesa editado no ano corrente.

O prémio é organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega, em colaboração com a família de Glória de Sant´anna e entidades patrocinadoras.

Sara F. Costa (1987) é natural de Oliveira de Azeméis, com percurso escolar feito em S. João da Madeira. É licenciada em Estudos Orientais e Mestre em Estudos Interculturais:Português/Chinês, pela Universidade do Minho e Universidade de Línguas Estrangeiras de Tianjin, China.

A autora tem publicadas as obras poéticas A Melancolia das Mãos e Outros Rasgos (Prémio Literário Serra da Lousã, Pé de Página editores), Uma Devastação Inteligente (Prémio Literário João da Silva Correia, Atelier Editorial) e O Sono Extenso (Prémio Literário João da Silva Correia, Âncora Editora).