Até 12 de abril, a iniciativa mantém o seu formato original ao divulgar em escolas, cafés, salas de espetáculos e outros locais a obra dos principais homenageados de 2018: Camilo Pessanha (1867-1926), descrito como "o expoente máximo do simbolismo em Língua Portuguesa"; Pedro Homem de Mello (1904-1984), o advogado e professor que escreveu "Jardins Suspensos"; Violeta Figueiredo (1947), que foi guionista da "Rua Sésamo" e tem vários livros no Plano Nacional de Leitura; Tolentino de Mendonça (1965), sacerdote com vários prémios nas áreas de poesia e ensaio; Golgona Anghel (1979), poetisa e investigadora romena radicada em Portugal; e Mário Quintana (1906-1994), considerado "um dos maiores poetas brasileiros do século XX".
Grande parte das propostas da 16.ª edição do evento concentra-se, contudo, na literatura de Fernando Pessoa (1888-1935), que, apontado como "o mais universal poeta português", deixou uma vasta obra em nome próprio e sob dezenas de pseudónimos, entre os quais os mais conhecidos serão Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
"Como em 2018 se comemora o 130.º aniversário de Fernando Pessoa, pareceu-nos que o palco da ‘Poesia à Mesa’ não poderia ignorar esta efeméride", explica a chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de São João da Madeira, Suzana Menezes. "Decidimos, por isso, dar um destaque especial ao poeta, fazendo-o através de olhares múltiplos e diversos", realça.
As propostas que irão concretizar esse objetivo são, por exemplo, a ópera de câmara "Tabacaria", baseada no poema homónimo de Fernando Pessoa, e o espetáculo "Diogo Piçarra em Pessoa", que, perante o público escolar, apresentará "diálogos complexos, mas entusiasmantes" sobre a visão que músico e poeta têm da vida.
O momento mais emblemático da edição de 2018 volta a ser a Peregrinação Poética que, a 23 de março, levará performances de diversos grupos culturais de São João da Madeira a várias ruas do centro pedonal da cidade - este ano com o ator Filipe Vargas como convidado especial.
Outros eventos anunciados são o concerto da "fadista poeta" Aldina Duarte na Casa da Criatividade e, no mesmo local, o serão poético com António Manuel Ribeiro vocalista da banda UHF, e Sérgio Castro, letrista da Trabalhadores do Comércio.
O "Poesia à Mesa" repete também o programa intensivo de: oficinas poéticas nas escolas do 1.º ciclo do concelho, na semana de 12 a 16 de março; declamações à hora de almoço e jantar em 12 restaurantes da cidade, de 19 a 23; e, no mesmo período, recitais para operários e estudantes no horário laboral de seis fábricas e um centro de formação profissional.
Cinco cafés e padarias, assim como os vários estabelecimentos da zona de alimentação do centro comercial 8.ª Avenida, associam-se à iniciativa, disponibilizando aos clientes sacos de pão, toalhetes de mesa e bases de copos com a imagem gráfica dos poetas homenageados este ano.
O “Poesia à Mesa” de 2018 inclui ainda a exposição de fotoliteratura "Desassossego", o teatro infantil "Papim Papa Palavras", uma tertúlia por poetas de São João da Madeira, o lançamento do livro "Nu Meio Peito", a exibição do filme "Al Berto", o espetáculo baseado no CD "Pessoas de Fernando" e o concurso "Poesia na Corda", que avaliará os melhores poemas deixados pelo público no estendal que a autarquia montará para o efeito no centro da cidade.
Comentários