![Guitarrista Luísa Amaro antecipa novo disco em recital no Museu da Música](/assets/img/blank.png)
O recital "Luísa Amaro & Amigos" realiza-se no dia 28 às 19:00 e com a guitarrista vão estar os músicos Gonçalo Lopes e Paulo Sérgio, que participaram no seu álbum “Argvs” (2015), e também Leonor Padinha e Heloísa Ribeiro.
Em declarações à agência Lusa, a guitarrista afirmou que o recital é “uma forma de angariar verbas para a associação que se tem pautado pela promoção, divulgação e dinamização da programação artística do Museu Nacional da Música”, atualmente na estação de metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa.
Paralelamente, acrescentou Luísa Amaro, visa “divulgar a importância que têm estas entidades, como uma forma da sociedade civil participar e estar atenta a um património que é de todos, numa perspetiva participativa ativa”.
O recital é “também uma forma de atrair novos associados”, acrescentou.
Luísa Amaro estudou guitarra no Conservatório Nacional de Lisboa e prosseguiu os seus estudos em Barcelona com a guitarrista argentina Maria Luisa Anido (1907-1996).
Em 1984, Luísa Amaro começou a tocar com Carlos Paredes (1925-2004), que acompanhou até à retirada do autor de “Verdes Anos” dos palcos.
Desde 1996, Luísa Amaro, como concertista, a solo ou com outros músicos, tem-se apresentado em vários palcos nacionais e estrangeiros.
Segundo nota do Museu Nacional da Música, “a sua forma de compor traduz uma busca incessante de novas envolvências tímbricas e de um repertório diferente para um instrumento carregado de tradição simbólica ligada ao fado”.
Como guitarrista e compositora, Luísa Amaro editou os álbuns “Canção para Carlos Paredes” (2004), “Meditherranios” (2009) e “Argvs” (2015).
Quanto aos “amigos” que a acompanham, o clarinetista Gonçalo Lopes faz parte, atualmente, do projeto de música medieval Trabucos, Leonor Padinha toca flauta de bisel e faz parte do Coro de Câmara de Lisboa, Heloísa Monteiro é licenciada em Guitarra Clássica, pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa e tem-se dedicado à divulgação da cultura musical e poética de Cabo Verde, e, finalmente, Paulo Sérgio, é jornalista, e tem-se apresentado como pianista a convite de Luísa Amaro.
Comentários