Promovido pelo município do Crato, no distrito de Portalegre, o festival, que decorre no Campo 1.º de Maio, abre hoje, às 22:00, com os concertos de Cock Robin e Imagination, ao passo que no sábado sobem ao palco, à mesma hora, os T4X1 e Gene Loves Jezebel.

O presidente do município, Joaquim Diogo, explicou à agência Lusa que a realização do novo certame surgiu “como uma necessidade de dar resposta a um segmento de público” que anualmente visita a vila por altura do Festival do Crato, no final do mês de agosto.

“Sentimos a necessidade de desenvolver um outro tipo de espetáculo. Apesar de estarmos a fazer uma reformulação no cartaz do Festival do Crato, entendemos que havia espaço para um festival deste género”, disse

As portas do festival abrem pelas 20:30 e os bilhetes têm um valor de cinco euros.

Segundo os promotores, a banda portuguesa Táxi, inicialmente anunciada, “está impedida de usar esta designação”, tendo passado a chamar-se T4X1.

De acordo com o município alentejano, João Grande e Rui Taborda vão atuar no Crato, estando “devidamente autorizados a cantar e a tocar todas as músicas de que são coautores” e que "proporcionaram à banda o êxito alcançado desde a sua fundação".

A organização espera, num “reavivar do saudosismo” ou num “despertar da curiosidade”, agradar a um público dos oito aos 80 anos, considerando que este "é um evento bom para recuperar algumas das memórias auditivas”.