Com quatro categorias, o I Concurso Internacional de Percussão - organizado pela Banda Musical de Gondomar, em parceria com a câmara local - destina-se a todas as idades e estão convidados percussionistas de todas as nacionalidades.
As inscrições para a iniciativa terminam a 13 de fevereiro, enquanto as provas e concertos têm lugar de 24 a 28 de março, dividindo-se entre o Multiúsos e o Auditório de Gondomar, distrito do Porto.
"Gondomar é um concelho com tradições muito grandes na área da música. E neste mandato, um dos principais objetivos do pelouro da Cultura vai ser exatamente aprofundar as programações com parcerias e junto das escolas e com os mais novos", disse à agência Lusa o vereador da Cultura, Luís Filipe Araújo.
A primeira edição deste concurso internacional será dedicada à percussão, podendo a vertente ser mudada nas edições seguintes, conforme adiantou o autarca de Gondomar, avançando com a hipótese de que próximas iniciativas sejam dedicadas a outros instrumentos.
"Procuraremos sempre fomentar e divulgar a música como um todo, atraindo públicos e dando a conhecer diferentes realidades e vertentes", referiu.
A organização contabiliza atualmente cerca de quatro dezenas de inscritos, incluindo grupos de Espanha, Holanda e França.
As crianças e jovens de fora que fiquem em Gondomar ao longo do concurso vão pernoitar nas escolas do concelho, o que proporcionará, acredita Luís Filipe Araújo, "uma série de dias bastante interessantes ligados à música em que os alunos locais poderão conviver com alunos estrangeiros e trocar experiências e vivências".
"A participação das escolas é fundamental. Destacamos a importância de fomentar estas iniciativas junto das escolas. Queremos deixar sementes para o futuro", concluiu o vereador da Cultura de Gondomar.
Os Pulsat Percussion Group, conjunto fundado em março de 2012 que procura promover a música contemporânea para percussão, com recurso a novas abordagens da experimentação, estarão presentes na cerimónia oficial de abertura do concurso a 24 de março.
O concurso terá como compositora residente Ângela da Ponte, doutorada pela Universidade de Birmingham (Reino Unido), colabora na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo e é docente no Conservatório Regional de Música de Vila Real.
São categorias deste I Concurso Internacional de Percussão a "A" até aos 12 anos de idade, a "B" dos 13 aos 15, a "C" dos 16 aos 18 e a "D" a partir dos 19.
Foto: página de Facebook do Concurso Internacional de Percussão de Gondomar
Comentários