Quinze escritores portugueses estão entre os 54 semifinalistas do Prémio Oceanos de Literatura, que distingue anualmente as melhores obras publicadas em língua portuguesa, e que conta ainda com 37 brasileiros, um moçambicano e um cabo-verdiano.
O PSD de Fafe exigiu hoje a atuação do Ministério Público (MP) para “aferir responsabilidades” sobre o concerto interrompido no sábado pela autarquia por não cumprir as regras de distanciamento social devido à COVID-19 nem estar licenciado.
Os Cupertinos gravaram pela primeira vez mais de uma dezena de obras do compositor Duarte Lobo, mestre da polifonia portuguesa dos séculos XVI/XVII, no seu segundo álbum editado pela britânica Hyperion, que chega às lojas na sexta-feira.
António Dacosta, Bartolomeu Cid dos Santos, Costa Pinheiro, José Barrias, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva e Paula Rego estão entre os protagonistas do livro inédito de António Tabucchi "Estórias com figuras", que é publicado na terça-feira.
Projetos de teatro, dança e música por artistas como Marco Martins, Victor Hugo Pontes e Capicua, além de homenagens a Amália, Sassetti e Bruno Candé compõem a nova programação 2020/21 do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Regina Guimarães diz que não escreve livros, antes poemas, mas soma mais de 30 publicações e uma seleção “com o afeto da inteligência” de Rui Manuel Amaral resultou na sua primeira antologia poética, apresentada no domingo no Porto.
O novo livro de Teresa Veiga, “Cidade Infecta”, tem como pano de fundo um crime, mas gira em torno de duas amigas, explorando conceitos como relações tóxicas, violência doméstica, solidão e desamor, num romance inspirado pelo confinamento da autora.
A plataforma Rimas e Batidas e o programa de rádio Raptilário lançaram hoje uma compilação instrumental criada por artistas negros para protestar contra o racismo e o desrespeito pelos direitos humanos, intitulada “Labanta Braço”.
A ópera "Tosca" de Puccini, protagonizada pela soprano Catarina Molder, abre hoje, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, o Operafest, festival de ópera que decorre em Lisboa até 11 de setembro.
A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorre entre 27 de agosto e 13 de setembro, vai ter "a maior oferta editorial de sempre", com a presença de 638 chancelas, informou hoje a organização, em comunicado.
O filme luso-americano “Alice, Nova Iorque e outras histórias”, dos portugueses Tiago Durão (realização) e Sofia Mirpuri (produção), que se estreou no ano passado nos Estados Unidos, chega hoje às salas de cinema portuguesas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a analisar os moldes em que pode ser realizada a Festa do Avante! e aguarda mais documentos técnicos dos promotores comunistas antes de dar o seu parecer final.
A Oficina Iminente, versão do festival Iminente em ano de pandemia da COVID-19, fará do Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, residência artística durante dez dias de setembro, “com o público a fazer parte do processo criativo”.
O Lisboa Mágica - Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa vai levar 150 espetáculos às ruas da capital entre 25 e 30 de agosto, com a participação de 15 artistas de sete países, anunciou hoje a organização.
Os artistas portugueses Odeith, Kruella d’Enfer, Add Fuel, AkaCorleone e Jorge Charrua, entre outros, vão pintar murais na Amadora em setembro, no âmbito da 6.ª edição do projeto Conversas na Rua, anunciou hoje a autarquia.
A Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, reabre no próximo dia 29 com uma nova exposição, um auditório relocalizado e uma biblioteca renovada, depois de 16 meses de obras que vão permitir o "funcionamento mais sustentável" do edifício.
A câmara de Guimarães vai lançar uma plataforma digital para substituir a atual agenda cultural e promover a cidade, com o objetivo de provar que é possível "pôr os artistas a trabalhar" em tempos de pandemia.
O Salão Brazil, sala de concertos na Baixa de Coimbra, vai sair "fora de portas" e dinamizar quatro concertos no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, entre 12 e 20 de setembro.
O novo livro infantil da autora da saga de Harry Potter, J.K. Rowling, intitulado “O Ickabog”, chega a Portugal em novembro e incluirá os desenhos das crianças que vencerem um concurso de ilustração lançado hoje para esse efeito.
Um conjunto de quase 200 escritores de língua portuguesa exigiu hoje que sejam assumidos compromissos políticos para impedir uma “escalada” do populismo, da violência e da xenofobia, e apelou aos agentes democráticos para que contrariem estas ameaças ressurgentes.
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) anunciou segunda-feira que reabre em 27 de agosto, com entrada gratuita, depois de estar fechado durante cinco meses e meio, devido à COVID-19.
“Regresso a casa”, o mais recente livro de José Luís Peixoto, marca o seu retorno à poesia 12 anos depois, e é um mergulho na intimidade e no sentimentalismo, em tempos de confinamento.