Os Concertos para Bebés estão de volta aos palcos a partir do dia 13, com espetáculos agendados para Coimbra, Leiria e Marinha Grande, e também digressões ao Luxemburgo e Espanha, anunciou a companhia Musicalmente.
Um grupo de 35 diretores e programadores de teatros municipais e cineteatros portugueses entregou ao Governo um documento a reivindicar a requalificação profissional dos seus técnicos, e que estes equipamentos culturais passem a ser financiados pela Cultura.
Vinte tocadores de concertina vão percorrer mais de 100 quilómetros nas Serras de Aire e Candeeiros no dia 26, assinalando o 19.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertinas da Barrenta, no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu hoje processos de classificação do Cravo Antunes de 1789 e do Pianoforte de Henri-Joseph van Casteel, por considerar que os instrumentos representam “valor cultural de significado para a Nação”.
A segunda edição do festival e laboratório internacional Linha de Fuga, que começa no dia 12, em Coimbra, com a participação de 28 artistas nacionais e estrangeiros, vai desafiar os participantes a refletir sobre "o espaço da democracia".
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de classificação da obra fonográfica do músico José Afonso por considerar que representa "valor cultural de significado para a Nação”, segundo um anúncio publicado hoje em Diário da República.
A invisibilidade dos corpos negros nas artes performativas é a constatação na base de “Aurora Negra”, espetáculo vencedor da segunda edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, que se estreia na quinta-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
A Terceira Pessoa, estrutura de Castelo Branco que desenvolve projetos artísticos, vai estrear "Luz Negra", uma performance criada no contexto do projeto pluridisciplinar "Rastro, Margem, Clarão", nos dias 10 e 11, foi hoje anunciado.
O romance "Tyll - O Rei, o Cozinheiro e o Bobo", de Daniel Kehlmann, finalista do Prémio Booker Internacional, é um dos 100 títulos que o BertrandCírculo conta publicar até ao final do ano, divulgou hoje o grupo editorial.
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "ridículo e inaceitável" que a Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgue o parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante!, exigindo que o Governo socialista o faça.
A nova coreografia de Olga Roriz, intitulada "Seis Meses Depois", estreia-se a 18 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e será incluída na digressão da companhia este ano e em 2021, com "Autópsia".
A associação Materiais Diversos (MD) vai apresentar, de 9 a 11 de setembro, no festival Short Theatre, em Roma, espetáculos de Catarina Miranda, David Marques, Volmir Cordeiro e Tiago Cadete.
Obras inéditas de Almada Negreiros, nas quais o artista apresenta uma interpretação geométrica de várias pinturas antigas, entre elas os Painéis de São Vicente, que toda a vida o fascinaram, serão exibidas em outubro, em Lisboa e na Batalha.
A ministra da Cultura disponibilizou-se hoje para receber a plataforma Convergência Pela Cultura que agendou um protesto para terça-feira, apesar de o manifesto onde constam as suas reivindicações não lhe ter sido dirigido, “certamente por lapso”.
O Presidente da República pediu hoje que "muitos milhares" de pessoas visitem a Feira do Livro de Lisboa, considerando que a cultura sofreu mais com a pandemia de COVID-19 do que o turismo ou a comunicação social.
A ex-vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães Francisca Abreu morreu na quarta-feira, aos 66 anos, informou a autarquia, que atribuiu à "visão cosmopolita, arrojada e integradora" daquela responsável o "sucesso" da Capital Europeia da Cultura (CEC), em 2012.
O Vagos Metalfest vai ter como cabeças de cartaz, em 2021, os noruegueses Dimmu Borgir, para além dos conterrâneos Emperor e dos americanos Testament, que já estavam confirmados para a edição de 2020, que acabou por não se realizar.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do artista plástico Nikias Skapinakis (1931-2020), apontando-o como "um mestre" da cor, da forma, da geometria e das metáforas.
A peça "Amado Monstro", a partir do romance homónimo do escritor espanhol Javier Tomeo, estreia-se em setembro na sala estúdio do Teatro da Trindade, em Lisboa.
O pintor Nikias Skapinakis, que marcou mais de seis décadas da arte portuguesa contemporânea e fez o "Retrato dos Críticos", morreu na quarta-feira, em Lisboa, aos 89 anos, anunciou a Galeria Fernando Santos, que representa o artista.
A Feira do Livro do Porto, que será um dos “grandes eventos” na cidade pós-confinamento, prepara-se para abrir na sexta-feira, com a organização “confiante na adesão das pessoas” e os expositores “apreensivos com a perda de rendimentos das famílias”.
A figura do navegador Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 1500, serve de mote para um dia de festa, em setembro, na aldeia histórica de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, foi hoje anunciado.
A segunda edição da Feira Kriativa vai levar, a partir de hoje, à Associação Recreativa e Cultural dos de Músicos (ARCM), em Faro, 20 dias de programação com mais de 60 ações artísticas e momentos de reflexão.