A presidente da Casa da Animação, Regina Machado, realçou que se fez história hoje com a nomeação de “Ice Merchants”, de João Gonzalez, para os Óscares, e salientou que a escolha mostra a relevância da animação portuguesa.
A minissérie “A Confissão do Mal: As Gravações Perdidas de Eichmann”, que revelou declarações na primeira pessoa de um dos principais responsáveis pelo Holocausto, vai estrear-se em Portugal na sexta-feira, no canal TVCine Edition.
Os encenadores Carlos Avilez, Paulo Filipe Monteiro e Nuno Cardoso participam nas conferências “Estórias da arte – Teatro”, a realizar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no sábado e nos dias 11, 18 e 25 de fevereiro.
O projeto audiovisual “Conta-me uma canção”, que coloca em diálogo artistas portugueses de várias gerações, vai ter uma versão de palco, cuja primeira sessão acontece hoje no Teatro Maria Matos, em Lisboa, com Benjamim e Samuel Úria.
O festival Lisb-On Jardim Sonoro regressa este ano ao Jardim Keil do Amaral, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, mas no início do verão, em vez do final, anunciou hoje a organização.
Um espetáculo que junta os First Breath After Coma a Noiserv marca o regresso do festival Clap Your Hands após dois anos de paragem, numa edição que compreende um total de nove concertos em Leiria até junho, anunciou hoje a organização.
O cantor nigeriano de ‘afrobeats’ Burna Boy, a estrela de hip-hop norte-americano 50 Cent e o ‘rapper’ francês Booba são os cabeças-de-cartaz do festival Afro Nation, que decorre entre 28 e 30 de junho em Portimão, anunciou a organização.
Os norte-americanos Playboi Carti e Meek Mill vão juntar-se a Travis Scott como cabeças-de-cartaz do festival Rolling Loud, que decorre na Praia da Rocha, em Portimão, entre 5 e 7 de julho, divulgou hoje a organização.
O escritor angolano Pepetela começa hoje a ser homenageado em Benguela, Angola, pelo evento Escritaria, um festival literário originalmente organizado na cidade portuguesa de Penafiel, que este ano se estreia, internacionalmente, naquele país africano, informou a organização.
Os trabalhadores da SIC vão realizar, em 1 de fevereiro, um protesto silencioso nas instalações da empresa, por considerarem “injustos e insuficientes os aumentos salariais propostos” pela administração, reivindicando “aumentos salariais generalizados" no segundo semestre do ano.
O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, em julho, foi distinguido, pela oitava edição consecutiva, com o "Greener Festival Award", prémio internacional que premeia eventos exemplares para a indústria através das suas práticas de sustentabilidade.
As fundações Casa da Música, Serralves e Centro Cultural de Belém vão receber este ano 24,7 milhões de euros, por via de transferências do Fundo de Fomento Cultural, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Cultura.
A ópera “O Rouxinol”, de Sérgio Azevedo, com encenação de Mário João Alves e direção musical do maestro João Paulo Santos, estreia-se no próximo dia 29, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa.
Cinquenta peças, tantas quantos os anos passados desde a morte de Amílcar Cabral, vão contar a história do líder africano numa exposição da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, patente no palácio Baldaya a partir de março.
O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, encerrado desde 2016 para obras de requalificação integral, deverá reabrir ao público no final de 2023, indicou à agência Lusa a sua diretora, Bárbara Coutinho.
A ópera de câmara “Paraíso”, do compositor Nuno da Rocha, foi escrita para a celebração dos 30 anos Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, que acolhe a sua estreia, no próximo dia 27.
Eugénio de Andrade é “uma das figuras mais relevantes no panorama artístico de Portugal”, pela “alta qualidade da escrita” e pela “firmeza e exatidão da palavra”, segundo Federico Bertolazzi, um dos organizadores das comemorações do centenário do escritor.
Um colóquio internacional, congressos, exposições, concertos e leituras são algumas das iniciativas que arrancam hoje e vão decorrer ao longo do ano para celebrar o centenário do escritor e poeta Eugénio de Andrade.
Os portugueses Club Makumba, Hause Plants e Holly e os luso-espanhóis Ayom atuam esta semana no festival neerlandês Eurosonic Noorderslag, que decorre entre hoje e sábado em Groningen.
Um inédito que Annie Ernaux revelou poucos meses antes de receber o Prémio Nobel de Literatura, sobre a relação de uma mulher de 50 anos com um homem 30 anos mais novo, chega a Portugal no final deste mês.
O novo romance de Salman Rushdie, “Victory City”, vai ser editado em Portugal no final deste ano pela Dom Quixote, que antes disso ainda lançará o seu último livro de ensaios, “Linguagens da Verdade: Ensaios 2003-2020”, em fevereiro.
O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai ter um semestre preenchido por encenadores portugueses ligados à sala, desde o atual diretor, Nuno Cardoso, aos anteriores, Nuno Carinhas e Ricardo Pais, bem como a estreia como dramaturgo de Pedro Mexia.
O artista português Alexandre Estrela vai apresentar a exposição “Flat Bells”, no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, entre novembro deste ano e janeiro de 2024, anunciou a instituição.