Uma rede de contactos é “fundamental” para dar “visibilidade” aos filmes e para fazer cinema atualmente, sublinha a produtora e realizadora portuguesa Renata Sancho, que participou na edição deste ano do programa “Emerging Producers”.
A curta-metragem "24 memórias por segundo", de Carlos Miranda, que revela o trabalho de memória dos arquivos da Cinemateca Portuguesa, vai ser exibida na próxima semana no MoMA, o museu de arte moderna de Nova Iorque.
Prémios como o de Diogo Costa Amarante com a curta-metragem "Cidade Pequena" no Festival de Berlim estão a fazer aumentar interesse pelo cinema português. Agora, começam a desenhar-se estratégias para a sua divulgação.
Obra cinematográfica revela uma "relação particular entre imagem, tempo e espaço" e questiona "permanentemente a natureza do cinema, colocando em causa" as perceções e hábitos dos espectadores, refere o museu do cinema.
Programa que põe atores portugueses em contacto com diretores internacionais de 'casting' contará com a presença de nomes de prestígio. Foi esta iniciativa que levou à participação de Albano Jerónimo na série “Vikings”.
O filme norte-americano “Free Solo”, nomeado este ano para o Óscar de Melhor Documentário, conta na ficha técnica com dois nomes portugueses: Joana Niza Braga e Nuno Bento, da equipa de som. O filme estreia em Portugal em março, no canal National Geographic.
Portugal recebeu 25 candidaturas, e aprovou 18, para incentivos à captação de filmagens, um sistema de 'cash rebate' (reembolso) dos “mais atrativos que existem no mercado”, defende Luís Chaby Vaz, presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O mês de janeiro registou uma quebra de cerca de 12% no número de espectadores e de receita de bilheteira nos cinemas portugueses, comparando com período homólogo, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Filme de Rita Azevedo Gomes inspirado num conto de Robert Musil com adaptação e diálogos de Agustina Bessa-Luís vai ser exibido esta sexta-feira e tem muito a ver com estes tempos.
Antestreia em Nova Iorque de "Vingança Perfeita" perdeu o glamour por causa dos comentários do ator sobre a intenção de atacar um homem negro após amiga lhe dizer que tinha sido violada.