O realizador João Botelho está adaptar "O Ano da Morte de Ricardo Reis", um filme onde o "texto é que manda", para fazer jus à obra de José Saramago em que a "Língua Portuguesa é levada ao extremo da formulação".
A segunda edição do Festival Literário Internacional Interior (FLII) Palavras de Fogo vai homenagear José Saramago e assinala os 30 anos da queda do Muro de Berlim.
A 12.ª Festa do Cinema Italiano inclui mais de 50 filmes, incluindo uma retrospetiva completa do realizador Nanni Moretti, concertos e aperitivos musicais.
Com a morte da realizadora francesa desapareceu também "uma forma de fazer cinema e um entendimento do cinema de que ela foi pioneira", afirmou o investigador António Preto.
Um ano depois de ter arrecadado três prémios com o drama "Cafarnaum", que também foi nomeado para os Óscares, a realizadora libanesa regressa a Cannes.
Filme sobre o escritor, ensaísta, ‘performer’ e professor universitário Alberto Pimenta chega a Coimbra e Porto, mas haverá sessões especiais noutras cidades.