O debate filosófico já tem barbas. Afinal, quem chegou primeiro a esta esfera redonda a que alguém se lembrou de chamar Terra? A galinha, para muitos considerada um bicho sem qualquer miolo, ou o ovo, esse objecto encantador que assume diversas formas mas que, invariavelmente, acaba a ser servido num prato raso?
Os WhoMadeWho – qualquer coisa como “Quem criou quem” –, banda cujo nome reacende a velha discussão do ovo e da galinha, estiveram ontem no alfacinha Musicbox para apresentarem “Knee Deep”, o novo longa duração que chega às lojas já na próxima segunda-feira.
Chamar concerto à actuação dos WhoMadeWho poderá parecer um pouco redutor.O melhor será mesmo ir direito ao assunto e chamar-lhe festa, uma imensa festa aparentada de noites passadas na boa companhia dos 2 Many DJ`s.
Criador de um electro pop regado com muito rock, embebido em melodrama e com a cabeça virada para o disco, o trio dinamarquês consegue recriar ao vivo, de forma transcendente, aquilo que em disco apenas se revela como satisfatório.
Há um pouco de tudo: ecos reverberantes inspirados em andanças Hot Chipianas, delírios rockísticos à boa moda dos LCD Soundsystem, vozes a relembrar a fase “This Corrosion” dos Sisters of Mercy, batidas que não ficariam mal numa festa de puro deep house, órgãos que poderiam acompanhar a missa papal em pleno Vaticano sem deixar mal qualquer cristão.
Ao terceiro tema, Tomas Hoffding e o seu baixo já saltavam no meio da mole, incitando-a ao abanar de anca desenfreado. Os apelos para que se abrisse a porta para que a bonita loucura pudesse entrar iam-se sucedendo, e uma noite que começou tranquila acabou por se transformar numa verdadeira festança. O festim terminou com Jeppe Kjellberg a fazer um surf crowd com muito estilo, enquanto arranhava as cordas da guitarra como se não houvesse amanhã.
Foi qualquer coisa como sair de casa depois de jantar para um café rápido na pastelaria da esquina e acabar, sem se saber bem como, num after hours do Garage às 10 da manhã.
Depois de encore, gritou-se “WhoMadeWho” a plenos pulmões mas, como diz a sabedoria popular, o melhor é mesmo acabar em alta e deixar o desejo com algum grau de insatisfação. Ainda não foi desta que se decidiu quem nasceu primeiro, mas tanto o ovo como a galinha saíram satisfeitos após uma noite de delírio passada dentro de uma caixa musical lisboeta.
Comentários