Michael Petrov, que venceu o prémio em julho de 2012, regressa à Sala Suggia para atuar no Festival de celebração ao legado daquela violoncelista portuense, onde interpretará aquele que era um dos seus concertos prediletos, o Concerto Dvorák.

O concerto para violoncelo e orquestra de Dvorák mereceu distintas críticas em várias cidades europeias pela interpretação de Suggia, sendo considerado um dos seus cartões-de-visita.

A residir em Londres, o jovem violoncelista de nacionalidade búlgara recebeu o galardão com a interpretação da sinfonia concertante de Prokofieff, que o júri considerou excecional.

Com apenas 22 anos, Michael Petrov recebeu já o prémio Guilhermina Suggia Gift, em 2009 e 2010, atribuído pelo Musicians Benevolent Fund e, também em 2010, recebeu o Prémio Murial Taylor.

O jovem búlgaro começou a estudar violoncelo com seis anos de idade, tendo o primeiro concerto um ano depois na Orquestra de Câmara Orpheus. Após sucessos alcançados em concursos e concertos na Bulgária e Alemanha, foi-lhe cedido um violoncelo da Fundação Rostropovich, em 2002, e uma bolsa de estudos na Escola Yehudi Menuhin em 2005.

@SAPO com Lusa