The Voca People, originários de Israel vieram ao Porto provar que “música é vida”, “música é energia” e pode ser feita com qualquer tipo de instrumento, neste caso em particular recorrendo unicamente às cordas vocais.
O grupo apresenta uma história simples mas divertida, ansiosos por voltar para o seu planeta, Voca, estes precisam de energia para a sua nave espacial e procuram consegui-lo através da música.
Dançando e interpretando os mais variados temas de todos os géneros e estilos desde Michael Jackson, Queen, Spice Girls, Rednex e até mesmo Celine Dion. Enumerá-los todos consegue ser uma tarefa demasiado árdua. Pelo meio há ainda tempo para grandes e divertidas peripécias destacando a forte interacção com o público. O grupo desde do palco várias vezes, alguns felizardos da assistência sobem ao palco para participar nas brincadeiras, sempre brincadeiras em que a música é o atributo.
Em cerca de 80 minutos conseguem colocar uma plateia a rir, quase como perdidos. Os ritmos e a coordenação a fachada de muito trabalho, muitas horas e muita dedicação resultando num trabalho só visto.
O género do grupo parte de uma fusão simples entre canções sem acompanhamento musical e sintetização vocal de instrumentos resultando numa combinação, quase que explosiva para quem está a ouvir. Praticamente não se consegue perceber que é tudo voz e que não há, de facto, nenhum instrumento ali presente.
O público reagiu muito bem, como se fosse um concerto de rock de uma banda internacional, e nem o habitual encore faltou. Tal como habitualmente, a plateia começa a fazer um enorme barulho batendo com os pés no chão obrigando o grupo a subir novamente ao palco e interpretando mais temas conhecidos.
Uma noite de enorme festa foi o resultado alcançado provando que existe muito e variado talento no ramo da música e que a imaginação e interacção são as palavras para um espectáculo bem sucedido.
Texto: José Aguiar
Fotografias: Filipa Oliveira
Comentários