O concerto de Russian Red, "reconhecida como uma das mais talentosas artistas espanholas", salienta a organização, está marcado para 26 de julho, quinta-feira, às 23:00, enquanto a californiana Nite Jewel sobe ao palco do Manta na madrugada do dia seguinte, a partir das 00:00.

Esta não é a primeira vez que Russian Red atua em Portugal, tendo-se estreado no Festival para Gente Sentada, em 2009, e marcado também presença, em março deste ano, no Vodafone Mexefest, no Porto.

O álbum "Fuerteventura", lançado em maio do ano passado, foi considerado um dos melhores discos de 2011 pela Rolling Stone espanhola e pela Radio 3 (rádio pública nacional espanhola).

Já Nite Jewel, colocada "na linha da frente das novas figuras universais da música contemporânea" pela sua "autenticidade artística e capacidade de escrever canções pop", realça o mesmo documento da organização, atingiu recentemente "enorme progressão" com o lançamento, em março, do seu último álbum de originais "One Second of Love".

A organização espera garantir assim "a importância de trazer a Guimarães as diferentes artes e talentos que o mundo oferece", acreditando por isso que estas "darão lugar a novas linguagens, criadas num contexto de cidade contemporânea".

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a programação assenta num "eixo local versus internacional", pelo que, pelas 19:00, na praça de Santiago, em "pleno centro histórico da cidade", vão decorrer igualmente "propostas para a audição da música" de Gobi Bear (26 de julho) e de Azevedo Silva (27 de julho).

"Serão atuações assentes na arte de escrever canções. Uma prática tão local quanto universal", escreveu a organização, acrescentando que a programação reflete assim "uma aposta nos valores locais e nacionais, com a necessária interseção de propostas internacionais de valor"

O acesso a todos os espetáculos da sétima edição do Festival Manta é gratuito.

@SAPO com Lusa