Rita Redshoes estava há quatro anos sem editar, depois de ter lançado "Lights & Darks", e nesse intervalo esteve noutros projetos, como a criação de bandas sonoras para cinema com Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e o envolvimento em teatro para crianças.

"Life is a second of love", produzido pelo músico brasileiro Gui Amabis, "foi o disco em que consegui, de forma mais coerente e de forma mais real, escrever na primeira pessoa sobre coisas que passei nos últimos quatro anos, sobre as quais pensei e amadureci", explicou.

No disco há um regresso às orquestrações, "ao lado mais clássico e de banda sonora", mas também há uma gestão de silêncios nas músicas: "As pausas e o silêncio constroem a canção. Eu se calhar tinha dificuldade em gerir isso. Tinha medo que o silêncio se tornasse incómodo".

O disco apresenta temas como "Blood deal", "Broken bond", "Woman, snake" - inspirado numa viagem ao Senegal - e "A second of love", uma canção muito curta a abrir o disco e que, apesar de ter sido a última a produzir, é a que dá unidade ao alinhamento.

A isto junta-se ainda a experiência inspiradora de uma viagem em 2013 aos Estados Unidos, "à América profunda": "As minhas influências vêm muito dali, das bandas sonoras dos anos 1950. Visitar aqueles sítios foi uma espécie de encontro, foi uma fuga a uma série de coisas que me estavam a deixar em baixo. Deu-me um certo fôlego para andar com isto para a frente".

Rita Redshoes, 32 anos, afirma que este terceiro disco surge numa fase de maturidade: "Acho que vamos perdendo o medo de sermos quem somos. E de falar cada vez na nossa própria voz, sem questionar tanto isso. Acho que senti essa urgência agora, e consegui lidar com ela agora, não me esconder".

Já vão longe, no passado, as primeiras experiências na música, quando começou a tocar na bateria do irmão, Bruno Pereira. Depois passou pelo grupo de teatro Ita Vero, de Loures, e um dia substituiu o vocalista da banda do irmão, que deu origem aos Atomic Bees. Integrou a banda de David Fonseca, participou nas gravações de dois álbuns deste músico - incluindo o tema "Hold Still" -, e gravou com The Legendary Tigerman, com quem prepara agora a banda sonora para o novo filme de Rodrigo Areias.

"Life is a second of love" será apresentado no dia 15 na discoteca Lux, em Lisboa, e no dia seguinte no Hard Clube, no Porto.

@Lusa