Os espetáculos realizam-se todas as quintas-feiras de julho e agosto ao final da tarde, pelas 19:30, com entrada livre, no Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, ou seja, na área exterior do museu lisboeta onde está situada a cafetaria e esplanada.

Data de dezembro último o mais recente disco de B Fachada, mas é já público que o seu novo registo de verão intitulado «Criôlo» está quase a chegar e, de acordo com a organização, este será o prato forte que servirá nesta data inaugural das ‘Noites de Verão’, a 5 de julho.

Mais tarde, a 12 de julho, entra em ação IKB, uma formação composta por 14 músicos constituída por Ernesto Rodrigues, dinamizador no tecido da música improvisada nacional e responsável pela editora Creative Sources. A cor International Klein Blue criada pelo artista plástico Ives Klein serve de ponto de partida para a criação do ensemble IKB, como uma afirmação estética mais vasta da criação musical contemporânea.

A 19 de julho, as «Noites de Verão» são entregues a Dolphins Into The Future, o alter ego de Lieven Martens. Para os seus resultados ao vivo e em disco, o belga faz uso de instrumentação eletrónica e acústica, mas é reconhecido o seu uso de gravações de ondas do mar, sons de pássaros e outras evocações do cânone New Age, muitas vezes registada sob a austeridade conceptual de autoinfligidas condições físicas extremas (privação de sono à cabeça) ou em sítios específicos para residências artísticas ad hoc. O seu mais recente LP chama-se «Canto Arquipélago» e foi gravado e produzido nos Açores.

A fechar o mês de julho, Éme sobe ao palco das «Noites de Verão». É uma das faces da editora Cafetra e parte integrante d'Os Passos em Volta, que se estrearam na reta final do ano passado em disco com «Até Morrer». Prosseguiu o seu caminho a solo e, em junho, lançou o longa duração «Gancia», primeiro álbum de um escritor de canções a solo no seio da [editora] Cafetra.

Para cortar a fita para a segunda etapa das «Noites de Verão», o DJ set dos Slight Delay percorrerá, a 2 de agosto, a onda descontraída, mas enigmática, dos corredores menos óbvios de música fixada em disco, a sua assinatura de referência, avança a organização.

O jornalista, radialista e 'digger' Rui Miguel Abreu partilha, a 9 de agosto, uma seleção de discos, em formato DJ set.

Na semana seguinte, o mentor e vocalista dos Pop Dell’Arte, João Peste, marcará presença, a 16 de agosto, para um DJ set «tão singular como o mapa referencial e de interesses, na arte e na música, que tem expressado ao longo de uma carreira pública que prossegue há mais de 25 anos».

Norberto Lobo é o convidado que se segue nas «Noites de Verão», a 23 de agosto. Estando já gravado, e em vésperas de conhecer data de edição, o quarto álbum a solo «Mel Azul», Norberto Lobo apresentará uma seleção de música «que deverá evocar o amor devoto do músico à bossa e à MPB [música popular brasileira] de terras de Vera Cruz, ao universo amplo do jazz e outras paragens inesperadas que lhe são caras», detalha a organização.

Depois de começar as «Noites de Verão» com um concerto, B Fachada é o último DJ convidado para encerrar a iniciativa deste ano, a 30 de agosto.