Os quatro dias do festival integram bailes e concertos, oficinas de música, dança, meditação e relaxamento, contadores de histórias, entre outras atividades.
No plano musical, destaque para a presença das bandas Melech Mechaya e Xtramónio (1 de agosto), Martina Quiere Bailar e Beltaine (2 de agosto) e Monte Lunai e DocaKene (3 de agosto).
O último dia, 4 de agosto, será preenchido com uma «Festa na Aldeia», com jogos tradicionais, danças irlandesas, ranchos folclóricos e grupos de cantares, atividades no rio Mondego e um jantar regional, entre outras iniciativas.
De acordo com a organização, o evento pretende reforçar a coesão territorial e ligar o rio Mondego ao mundo através da música, da dança, das tradições e da festa popular.
O presidente da junta de freguesia de Aldeia Viçosa, na Guarda, disse à agência Lusa tratar-se de «um projeto extremamente importante, não só para o vale do Mondego [onde se localiza a praia fluvial que acolhe o evento cultural], mas para todo o concelho e distrito» da Guarda.
«Pensamos que, durante os quatro dias, poderão passar pelo recinto alguns milhares de pessoas, de vários pontos do país», disse Baltazar Lopes.
O autarca referiu que a organização do festival também pretende «ajudar os empresários da região a realizarem algum movimento financeiro».
Inspirado em outros festivais de referência em Portugal e na Europa, o Mun'danças será «amigo do património e do ambiente, obedecendo a um conceito próprio de sustentabilidade», referem os promotores.
Inclusão social, envolvimento comunitário, ligações institucionais, auto-financiamento, criação de oportunidades de negócios para as populações residentes, redução da pegada ecológica, saúde física, psíquica e espiritual são algumas das orientações a ter em conta.
O festival Mun'Danças - Festival de Danças do Mondego é organizado pela APD-PPM - Associação de Projeto e Desenvolvimento do Parque Patrimonial do Mondego (Coimbra), com o apoio da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa.
A iniciativa terá também uma edição em Coimbra, entre 26 e 29 de julho, na praia fluvial de Torres do Mondego.
A organização tem uma bilheteira online que está acessível em http://mundancasfestival.com.
@SAPO com Lusa
Comentários