“A programação inclui as atuações de grandes nomes internacionais da guitarra, provindos de diversos países, como Diego Campagna, Maurizio di Fulvio, Francesco Tizianel, Alan Juárez, Aires Pinheiro, Márcio Silva, Rogerio Bicudo, Roberto Fabbri, Diana Navarro, Gabriel Guillen”, refere a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi (ACSSRL), responsável pelo evento.
Em comunicado, a instituição de utilidade pública explica que a edição deste ano decorre em quatro espaços culturais e museológicos dos municípios de Funchal e Câmara de Lobos, nomeadamente no Museu Henrique e Francisco Franco, no Palácio de São Lourenço, no Núcleo Histórico e Museológico Torre do Capitão e na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.
Citada na nota, a presidente e fundadora da ACSSRL, Raquel Lombardi, refere que o festival “reflete a missão de responsabilidade social da associação na promoção das artes, no contínuo estímulo da criatividade e da construção de pontes culturais, alicerçando os laços na comunidade onde se insere”.
O evento mantém uma “vertente solidária” e este ano vai apoiar o tratamento dentário de uma criança cuja família enfrenta dificuldades financeiras, pelo que a organização apela aos participantes para contribuir com donativos.
Os espetáculos são de entrada livre, sujeitos ao limite de capacidade das salas.
O ciclo de concertos inicia-se em 25 de outubro no Museu Henrique e Francisco Franco, às 15h00, e no Palácio de São Lourenço às 18h00.
Já no dia 26 de outubro, às 18h00, realiza-se um concerto dedicado ao compositor português Duarte Costa, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, com o solista Aires Pinheiro acompanhado pela Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos ‘ComCORDAS’.
O concerto de encerramento está agendado para 3 de novembro, às 18h00, na Torre do Capitão, no Funchal.
Entre os músicos envolvidos na 6.ª edição do Festival Internacional de Guitarras da Madeira, a organização destaca também a “jovem e promissora” Beatriz Pinto, vencedora do Prémio Alhambra 2024, bem como artistas regionais como Sara Freitas, Fernando Martins, Filipe Velosa e o Trio Saudade.
“De destacar que o evento trará vários artistas convidados, incluindo Nelson Cabral, um talentoso ator de teatro e novelas com carreira consolidada a nível nacional, promovendo uma diversidade de estilos musicais e técnicas em uma verdadeira simbiose artística”, sublinha a ACSSRL.
A associação recorda que a edição de 2023 registou mais de 300 espetadores e que o festival agregou uma diversidade de estilos e géneros musicais, como o flamenco, a morna, o fado, a música clássica e o pop rock dos anos 70 e 80.
Comentários