A dedicatória ao músico, recentemente falecido, começa às 15:00 com a realização de uma mesa redonda informal com a participação de Pedro Moreira, Zé Eduardo, Carlos Barreto e Alexandre Frazão – músicos que acompanharam Sassetti em algumas das fases mais decisivas e estruturantes da sua carreira na cena do jazz – e do crítico Manuel Jorge Veloso, que acompanhou de perto esse percurso.

No domingo, pelas 18:00, no auditório de Serralves, realiza-se a segunda parte da homenagem, com o concerto “Pelas mãos de Bernardo”, que reúne cinco pianistas jovens que irão apresentar temas originais de Sassetti e de autores associados à sua discografia. A acompanhá-los estarão os contrabaixistas “veteranos” Zé Eduardo e Carlos Barreto e o baterista André Sousa Machado.

O “Jazz no Parque”, que vai na sua 21ª edição, tem também concerto marcado para sábado, às 18:00, da Orquestra LUME (Lisbon Underground Music Ensemble), que cruza o jazz, o rock e os ritmos latinos, sob o comando do pianista Marco Barroso.

Um pouco mais tarde, pelas 21:30, arranca a primeira edição do “Porta-Jazz ao relento”, uma série de concertos, com entrada livre, que a associação de divulgação deste género musical vai programar para os jardins do Palácio de Cristal.

O primeiro concerto vai ser do Luísa Vieira Quarteto, que, com voz e flauta, tem trilhado um caminho original com temas próprios e arranjos de compositores como Egberto Gismonti, Steve Swallow e Mário Laginha.

A acompanhá-la vão estar Jeff Davis (vibrafone), Nuno Campos (contrabaixo) e Mário Costa (bateria).

Os restantes concertos do “Porta Jazz ao relento” são os de Susana Santos Silva Quinteto (21 de julho), Vítor Pereira Quinteto (28 de julho), Lucia Martinez Quarteto (04 de agosto), Baba Mongol (11 de agosto), Rui Teixeira Group (18 de agosto) e, a fechar, Eurico Costa Quarteto (25 de agosto).

@SAPO com Lusa