A música desempenhou um papel fundamental e tornou-se uma ferramenta narrativa esta semana na Convenção Nacional Democrata realizada em Chicago para formalizar a candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA.

Na terça-feira, o United Center tornou-se palco de uma verdadeira festa quando os delegados regionais que deveriam indicar Harris anunciaram os seus votos ao ritmo das músicas mais representativas dos seus estados.

“Born in the USA” (Bruce Springsteen) para Nova Jérsia; “Empire State of Mind” (Jay Z e Alicia Keys) para Nova Iorque; “Sweet Home Alabama” (Lynyrd Skynyrd) para o Alabama; ou “Lose Yourself” (Eminem) para Michigan, entre outros hinos da música americana.

Para a Califórnia, terra natal de Harris, foi tocado um medley que homenageou a riqueza do hip hop do estado com “California Love” (Tupac Shakur), “The Next Episode (Dr. Dre, Snoop Dogg, Nate Dogg), “Alright” e “Not Like Us” (Kendrick Lamar).

Mas a grande surpresa foi a apresentação ao vivo do rapper Lil Jon, que anunciou o voto da Geórgia antes de cantar um medley de “Turn Down for What” e “Get Low”, que deixou a arena do Chicago Bulls em frenesim.

“Higher Ground”

Stevie Wonder na convenção a 21 de agosto

Outras estrelas da semana incluíram Stevie Wonder, que cantou “Higher Ground” após um breve discurso no qual pediu aos americanos que se unissem e “escolhessem a coragem em vez da complacência”.

Por sua vez, John Legend prestou homenagem ao falecido Prince com uma versão de “Let’s Go Crazy” com a cantora Sheila E.

O grande partido dos Democratas em Chicago também deu grande peso ao country na sua seleção musical, redefinindo um género popular considerado conservador nos EUA.

A interpretação do hino dos EUA, momento importante nos grandes eventos do país, foi executada em cappella pelo trio texano The Chicks.

Conhecidas pelos populares “Goodbye Earl” e “Wide Open Spaces”, as integrantes do grupo ficaram conhecidas na década de 2000, quando se manifestaram contra o então presidente, George W. Bush, e a guerra no Iraque.

Além disso, esta quinta-feira, Pink ofereceu uma interpretação minimalista de “What About Us” com a filha.

Pink com a filha Willow na convenção a 22 de agosto

Para desilusão de vários presentes, que até estavam vestidos ao estilo cowboy numa homenagem ao seu álbum “Cowboy Carter”, das redes sociais e da comunicação social, que provavelmente já teria preparados em rascunho os artigos, Beyoncé foi a grande ausente da noite.

A sua presença foi altamente especulada nas redes sociais por causa, em parte, pelo facto de a diva texana ter dado a Harris o seu potente êxito “Freedom”.

A música, que se converteu num hino da campanha, foi tocada diversas vezes ao longo da noite.