Criados há cerca de dez anos em Lisboa e focados desde cedo numa visão global para a música instrumental que praticam, os Gala Drop lançam "II" em edição própria (pela GDRecords), mas em parceira com a Golf Channel Recordings, com a qual já tinha trabalhado antes.
Da formação inicial dos Gala Drop estão Nelson Gomes e Afonso Simões, músicos fundadores aos quais se juntam atualmente Rui Dâmaso, Maria Reis e o produtor norte-americano Jerrald James, conhecido como Jerry the Cat e que trabalhou com os grupos norte-americanos Parliament e Funkadelic.
Acompanhados de sintetizadores, guitarra e baixo elétrico, percussões eletrónicas e congas, os Gala Drop gravaram oito temas que exploram os caminhos da eletrónica, do funk, do krautrock e do dub, aos quais acrescentam, pela primeira vez, vocalizações, a cargo de Jerry the Cat.
"II" é considerado pela banda o registo que sucede ao álbum de estreia, "Gala Drop", de 2008 - quando o grupo era ainda um trio. Pelo meio editaram o EP "Overcoat Heat" (2010) e o disco "Broda", com o músico Ben Chasny. Do álbum fazem parte "Sun Gun", tema disponibilizado na quinta-feira, "All things", "Monad" ou "Samba da Maconha"
Descrito pela editora Golf Channel Recordings como um exemplo do ecletismo na apropriação de diferentes géneros, e da mistura musical que predomina em Lisboa, o álbum "II" sairá a 3 de novembro em Portugal e a 24 de novembro no mercado internacional.
Os Gala Drop apresentarão o álbum a 6 de novembro no B.Leza (Lisboa), no dia 8 no Plano B (Porto), a 6 de dezembro no GNRation (Braga) e a 7 de dezembro no Salão Brazil (Coimbra).
@Lusa
Comentários