A iniciativa é organizada pela Escola de Artes da Universidade de Évora e decorre pelo 2.º ano consecutivo, já que, em 2014, teve lugar em outubro, na mesma marina à beira do Alqueva.

“A 1.ª edição foi em outubro e não apanhámos o bom tempo de verão, nem a época de mais turismo. Este ano, voltamos a realizar o festival” para “promover a Escola de Artes e a própria Amieira Marina e atrair mais pessoas”, disse hoje Christopher Bochmann, diretor daquela escola da Universidade de Évora.

Em declarações à agência Lusa, o professor universitário e maestro explicou que os concertos vão ter lugar “em diferentes zonas” da marina, localizada no concelho de Portel, distrito de Évora, acompanhados pela “projeção de imagens e espetáculo com efeitos de laser”.

O programa arranca às 18h30, com a atuação de Quartetos de Clarinete e de Saxofone, pelos alunos do Departamento de Música da Escola de Artes.

À noite, às 21h00, o protagonismo vai para a Orquestra Clássica da Universidade de Évora, que vai tocar a bordo de um barco, em frente à marina.

O concerto é acompanhado por efeitos de laser, a cargo do Departamento de Arquitetura, e complementado com a projeção de imagens, pelo Departamento de Artes Visuais e Design.

O festival, que integra ainda exposições de esculturas e gravuras, pelos alunos do Departamento de Artes Visuais e Design, encerra com um concerto, às 22h00, da Orquestra de Sopros do Departamento de Música.

O Amieira Marina ARTFEST, segundo a organização, é “um festival único, dedicado ao cruzamento de diversas expressões artísticas”, com “concertos em condições acústicas excecionais” e realizado “à beira do maior lago artificial da Europa”.

A iniciativa é promovida em parceria com a Reitoria e a Associação Académica da universidade alentejana.

A Amieira Marina, Câmara de Portel, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, ex-Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, empresa gestora do Alqueva e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana são as outras entidades envolvidas.

A Escola de Artes é a aposta mais recente da Universidade de Évora, sendo constituída pelos departamentos de Arquitetura, Artes Cénicas, Artes Visuais e Design e Música.

@Lusa