"É uma banda de referência a nível do rock nacional, que faz 30 anos de carreira e vai apresentar um espectáculo comemorativo", afirmou hoje Hélio Vieira, da Azor Waves, empresa produtora do evento, que se realiza pela 11.ª vez.

Esta edição do AngraRock foi "repensada" em termos de formato, tendo a organização optado por reduzir um dia o programa e reforçar a "animação do festival", sobretudo com uma aposta na "dance music para o público mais jovem".

Pela primeira vez na história deste festival vai ser cobrada a entrada no Recinto do Bailão, à semelhança do que já acontece com outras iniciativas da empresa municipal CulturAngra, que promove o festival.

"Foi fundamental reflectir um pouco e repensar o AngraRock", afirmou Andreia Cardoso, presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano.

A entrada custará 7,50 euros para um dia e 10 euros para os dois dias, tendo a autarca considerado que "esta é uma forma de valorização do público e de aferir o verdadeiro interesse das pessoas no AngraRock".

O festival já tem confirmadas as presenças da banda açoriana Punkada e do projecto Poeta Urbano&Silver Star, mas o cartaz final apenas será apresentado em Agosto, altura em que serão anunciadas mais duas bandas de referência e as três bandas vencedoras do XII Concurso AngraRock, que decorre de 9 a 11 de Junho.

Hélio Vieira frisou que este concurso "é a montra da música moderna que se faz nos Açores", tendo como objectivo "promover a criação musical na área da música moderna, estimulando o surgimento de novos projectos musicais".

No mesmo sentido, Andreia Cardoso salientou que a iniciativa "permite o surgimento de jovens talentos açorianos", apontando como exemplo a banda Stream e o músico Flávio Cristóvam, "que se estão a afirmar a nível nacional".

As inscrições para o concurso estão abertas até 31 de Maio, apenas para projectos musicais dos Açores, sendo depois os concorrentes agrupados em duas eliminatórias.

Os cinco mais pontuados serão apurados para a final, onde há prémios de 1.500, 1.000 e 500 euros para os três primeiros classificados, além de que todas as bandas terão a sua participação no festival gravada em vídeo.

@Lusa