É certo que não falta o incontornável e praticamente inevitável Quim Barreiros, mas o cartaz das noites da Queima do Porto deste ano não deixa de ter algumas surpresas. Presenças como os Divine Comedy, MGMT ou Patrice dariam um brilho adicional a muitos festivais e a prata da casa está bem representada por David Fonseca, X-Wife ou Os Pontos Negros, nomes habitualmente confiáveis em cima de um palco.

Para o final da semana está reservada uma das actuações mais aguardadas com o regresso dos Suede a Portugal, oito anos depois da sua última passagem por cá, no Festival Sudoeste (curiosamente, foi também aí que se estrearam em palcos lusos, em 1997).

O quinteto inglês voltou à estrada no ano passado para uma digressão europeia, interrompendo um hiato iniciado em 2003, após a edição de "A New Morning" (2002), talvez o menos aplaudido dos seus discos. Já a reunião foi tão bem sucedida que o grupo decidiu mantê-la este ano, até porque não pode queixar-se de falta de público, sobretudo em terras de sua majestade.

Formados em 1989 e activos durante toda a década seguinte, os Suede deixaram uma dose generosa de singles clássicos e dois ou três discos de referência da britpop - como o álbum de estreia homónimo, de 1993, que será reeditado a 30 de Maio.

Se a actuação de sexta-feira promete ser nostálgica do primeiro ao último tema, o presente do grupo não se faz só com revisitações. Há novas canções já terminadas e outras tantas a caminho, embora não devam ser conhecidas tão cedo. "Não quero fazer outro disco de que me arrependa. Ainda não decidimos se mais alguém vai ouvir o que temos escrito", contou Brett Anderson à Rolling Stone Indonesia. O outrora andrógino vocalista acrescentou à revista que estas canções não serão editadas a menos que sejam "excepcionais". De qualquer forma, um alinhamento em formato best of dificilmente deixará o público desconsolado - e de "The Beautiful Ones" a "Trash", passando por "Filmstar" ou "Animal Nitrate", não deverão faltar hinos geracionais.

Programação dos concertos da Queima das Fitas do Porto:

Palco Principal:

Dia 30: blábláblá; The Divine Comedy
Dia 1: Sean Riley & The Slowriders; David Fonseca
Dia 2: Richie Campbell; Patrice
Dia 3: Banda Red; Quim Barreiros
Dia 4: X-Wife; MGMT
Dia 5: Os Golpes; Xutos & Pontapés
Dia 6: Os Pontos Negros; Suede
Dia 7: Blind Zero; Blasted Mechanism

Palco Mundos:

Dia 30: Neva Trevo
Dia 1: EasyWay
Dia 2: Fadomorse
Dia 3: Anónima Nuvolari
Dia 4: Os Lábios
Dia 5: João Só e Abandonados
Dia 6: Jorge Vadio
Dia 7: Kussondulola

Palco Discoteca:

Dia 30: Miguel Psi; SexySoundSystem
Dia 1: Nuno Di Rosso & Poupa; Dig & Nuno Carneiro
Dia 2: Frank Maurel; Tiago Magalhães
Dia 3: Dj Overule & Mc Demo; André Alves; Artur Jorge
Dia 4: João Dinis; Alternative Sound System
Dia 5: Miguel Rendeiro; United Soul Brothers
Dia 6: JohnWaynes; Hélder Leite
Dia 7: Let There Be Rock; Quentitos

Preço dos bilhetes: 7 euros para estudantes e 13 euros para não estudantes até 5 de Maio; 8 euros para estudantes e 14 euros para não estudantes a 6 de Maio; 7 euros para estudantes e 14 euros para não estudantes a 7 de Maio; bilhete semanal a 50 euros (só para estudantes)

@Gonçalo Sá

Videoclip de "The Beautiful Ones":

Videoclip de "She's in Fashion":

Videoclip de "Saturday Night":