O cantor espanhol Raphael, de 81 anos, 'está bem' depois de sofrer na terça-feira um acidente vascular cerebral (AVC) durante a gravação de um programa de televisão, disse a sua esposa na quarta-feira.
“Ele está bem”, respondeu Natalia Figueroa à imprensa quando questionada sobre o estado do marido quando este chegou ao Hospital San Carlos, em Madrid, sem dar mais detalhes.
Segundo a televisão espanhola, o cantor, um dos grandes nomes da canção melódica em castelhano, estava num teatro de Madrid a gravar um programa especial de televisão de Natal para a TVE quando se sentiu mal, mas conseguiu caminhar até à ambulância que o transferiu para o hospital.
“O seu prognóstico agora é reservado”, informava a TVE durante o seu noticiário noturno na terça-feira.
Rafael Martos, verdadeiro nome deste cantor nascido em Linares, na Andaluzia, mergulhou numa digressão que o levaria a dar o seu tradicional concerto de Natal no pavilhão Wizink Center de Madrid nos dias 20 e 21 de dezembro, recitais que neste momento continuam em cartaz.
O seu novo álbum "Ayer...Aún" é uma homenagem à canção francesa, com canções de Gilbert Bécaud, Charles Aznavour, Jacques Brel e Édith Piaf.
Contemporâneo de Julio Iglesias, ambos foram na época os cantores espanhóis com maior projeção internacional, com a particularidade de Raphael ter uma ampla base de fãs na Rússia por ser um dos primeiros artistas ocidentais a atuar regularmente na União Soviética comunista.
Esta quarta-feira, Iglesias, afastado das luzes há anos, publicou uma mensagem a dar-lhe ânimo nas redes sociais.
“Já estiveste em muitas guerras e venceste-as todas, graças a Deus. Desejo que recuperes agora, imediatamente, e que termines este ano a cantar para tantas pessoas que te amam. Admiro-te e amo-te muito, meu companheiro”, escreveu Iglesias.
Em 2003, Raphael teve que se submeter a um transplante de fígado devido a problemas decorrentes, em parte, do vício do álcool, conforme admitiu.
Estreou-se profissionalmente em 1962 e a sua discografia inclui mais de 50 álbuns completos em castelhano, para além de outros em italiano, francês, alemão, inglês e japonês.
Dotado de uma voz ainda poderosa, Raphael é autor de canções como "Mi gran noche", "Yo soy esa" e "Como yo te amo", entre muitos sucessos.
Raphael acabara de anunciar uma nova digressão em 2025 com 14 espetáculos confirmados.
Comentários