O filme «Midnight in Paris», uma canção de amor à cidade da luz do realizador nova-iorquino Woody Allen, tem honras de abertura em Cannes. Em conferência de imprensa, o cineasta explicou como convenceu Carla Bruni a participar no filme.
Woody Allen passeou-se pela passadeira vermelha com o elenco de «Midnight in Paris», Antonio Banderas e Salma Hayek foram promover o Gato das Botas e o júri internacional apresentou-se às objectivas dos fotógrafos.
O realizador Johnnie To e a produtora Shi Nansun dão ao júri da competição oficial de Cannes um sabor a Hong Kong. Mas quem lidera é outro veterano, Robert De Niro.
Um realizador esquecido por muitos e incompreendido por tantos é o alvo de um filme feito por finalistas da Universidade Católica do Porto. «Artur» estreou ontem e vai agora correr os festivais de cinema nacionais e internacionais.
A partir de hoje, o SAPO Cinema vai acompanhar diariamente o festival de Cannes. Entre os dias 17 e 22, uma equipa do SAPO Cinema vai estar em Cannes para trazer todas as novidades a partir do centro da acção.
Pedro Almodóvar, Takashi Miike e Terrence Malick são alguns dos cineastas cujos mais recentes integram a prestigiadas Competição Oficial da 64ª edição do Festival de Cinema de Cannes.
De «Apocalypse Now» a «O Leopardo», passando por «Pulp Fiction» e «O Laço Branco», recorde todos os filmes que ganharam a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Como é que o Festival de Cinema de Cannes se tornou o mais importante do planeta? A história começa nos anos 30 mas teve tantas convulsões que merecia ser alvo de um filme. E a motivação principal foi tão política como artística.
Após a estreia no último Festival de Cinema de Berlim, «Swans» chega ao IndieLisboa, assinado por Hugo Vieira da Silva, que já chamara a atenção dos cinéfilos nacionais com a sua longa-metragem de estreia, «Body Rice».
Uma semana depois de ter acolhido os realizadores João Botelho e Rui Simões, a Coreia do Sul vai apresentar a partir de quinta-feira uma exposição de videoarte portuguesa, com a presença de João Tabarra.
Após documentários tão elogiados como «Lisboetas» e «A Cidade dos Mortos», Sérgio Tréfaut estreia-se na longa-metragem de ficção com «Viagem a Portugal», protagonizado por Maria de Medeiros.
Um grupo de entusiastas acolheu com acenos o lançamento do livro «O Senhor do Adeus - Tertúlia Semanal de Cinema», na Feira do Livro de Lisboa, e o SAPO foi ver o que tinham a dizer os admiradores daquela figura carismática de Lisboa.
Segundo de uma série de três documentários de Jonathan Demme dedicado ao mítico cantautor canadiano Neil Young, um dos grandes destaques do IndieMusic.
Após o sucesso de «Busca Implacável», Liam Neeson regressa ao papel de herói de acção num «thriller» de intriga endiabrada. O SAPO foi à antestreia em Lisboa recolher as primeiras opiniões.
Após uma década de idas ao cinema com o recém-falecido João Manuel Serra, mais conhecido como «Senhor do Adeus», o músico e cineasta Filipe Melo compilou as crónicas dessas experiências num livro, que apresentou ao SAPO.
Estreia na realização de longas-metragens de João Nuno Pinto, que adapta «Criação do Mundo», um conto de Luísa Costa Gomes, com Fernando Luís, Dinarte Branco e o último papel de Raúl Solnado.
Hernan Reyes é o nome do vilão brasileiro do «blockbuster» de Hollywood «Velocidade Furiosa 5», interpretado por Joaquim de Almeida, que falou com o SAPO sobre o novo filme e os seus papéis mais habituais em Hollywood.
O ursinho de pelúcia laranja mais conhecido do mundo regressa hoje às salas de cinema. O SAPO recorda os 45 anos da ligação da Disney a Winnie the Pooh e conversa no verdadeiro Bosque dos Cem Acres com os cineastas que criaram o novo filme.
Após ter marcado o IndieLisboa o ano passado, Xavier Dolan regressa com o seu novo filme, «Les Amours Imaginaires», e tem honras de abertura do certame.