Os filmes sobre os movimentos de libertação que vão ser mostrados no Doclisboa não são só uma lição de História, mas também a recordação de um cinema que nunca mais se fez, reflete a diretora do festival.
Um total de 55 filmes, de 23 países, vai estar em competição no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que decorre a partir de hoje em Alandroal e Évora, revelou o diretor do certame.
Radu Mihaileanu voltou a conquistar as audiências na Festa do Cinema Francês ao ver o seu filme, «La Source des Femmes», vencer o Prémio do Público, troféu que tinha agraciado a sua fita anterior, «O Concerto».
O documentário «Trabalho de Actor, Trabalho de Actriz» revela o processo de trabalho dos intérpretes de «Sangue do Meu Sangue». Nuno Lopes e Rafael Morais explicaram ao SAPO como foi trabalhar no filme português do momento.
A redação da revista de cinema britânica Empire fez uma seleção dos 100 melhores filmes ingleses de sempre e «Lawrence da Arábia», «A Vida de Brian» e «Os Sapatos Vermelhos» foram os preferidos. Conheça aqui lista completa.
O filme de encerramento da parcela de Lisboa da 12ª Festa do Cinema Francês foi uma das boas surpresas da última edição do Festival de Cannes, pela mão do realizador de «O Concerto».
Novo filme do incontornável André Téchiné, protagonizado por André Dussolier, Mélanie Thierry e Carole Bouquet, a grande convidada este ano da Festa do Cinema Francês.
A estação de metro do Cais do Sodré, em Lisboa, tem, nos últimos dias, registado alguns olhares curiosos. A causa é um cartaz de cinema invulgar, um cartaz de cinema vivo.
«American Pie: O Reencontro» é o quarto filme para cinema da saga «American Pie», em que todo o grupo de ex-colegas se reencontra numa reunião de liceu. O primeiro trailer legendado está em exclusivo no SAPO.
A edição deste ano do DocLisboa vai ter menos filmes, menos salas e uma equipa mais reduzida, para, em tempo de crise, «manter essa estrela brilhando», diz Anna Glogowski, diretora do festival de cinema, que começa no dia 20.
Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, «Incendies» é uma adaptação da peça de Wajdi Mouawad por Denis Villeneuve que fez furor nos vários festivais por onde passou, incluindo Veneza e Toronto.
«Aquele Que Saiu à Procura – Os Primeiros Anos de Wim Wenders», é o primeiro filme exibido do Ciclo de Cinema ABC Cineclube de Lisboa, que se inicia hoje no Classic Alvalade, na capital.
A Festa do Cinema Francês já passou do meio e os espetadores não têm parado de acorrer às sessões, cheias de personalidades da Sétima Arte do hexágono. O SAPO foi ver a projeção de «Tous au Larzac» e falou no fim com alguns espetadores.
A Associação Portuguesa de Realizadores defendeu um reforço do financiamento público no cinema no próximo ano e uma clarificação da tutela sobre que política deve existir no setor.
Em destaque no «e-Cinema» desta semana está o novo filme de Steven Soderbergh, «Contágio», que conta com participações de Matt Damon, Gwyneth Paltrow ou Kate Winslet, entre outros.
Após muita especulação, acaba de ser confirmado que o vilão do próximo filme de James Bond será interpretado por Javier Bardem. A fita, ainda sem título, será realizada por Sam Mendes e protagonizada por Daniel Craig.
O novo filme de Bertrand Blier é uma comédia negra sobre um escritor alcoólico (Jean Dujardin) que é confrontado com uma encarnação do seu próprio cancro(Albert Dupontel).
Homem de Ferro, Thor, Capitão América e o Incrível Hulk juntam-se no cinema no «blockbuster» mais antecipado de 2012: «The Avengers». O primeiro trailer acaba de chegar à internet.
Presente na competição internacional do último Festival de Locarno, «Un Amour de Jeunesse» é o novo filme da atriz e cineasta Mia Hansen-Løve, que já assinou «O Pai das Minhas Filhas».
O realizador João Canijo mostrou-se satisfeito com a exibição do mais recente filme, «Sangue do meu Sangue», no Festival de Busan, Coreia do Sul, afirmando que a reação dos espetadores confirmou que o cinema português pode ser «universal».
Edgar Allan Poe é encarnado por John Cusack numa ficção sobre os últimos dias da sua vida, em busca de um «serial killer» muito peculiar. O primeiro trailer de «The Raven» já está na internet.
A Sony está prestes a fechar o negócio para comprar os direitos da biografia sobre Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, o que permitirá ao estúdio levar a vida do cofundador da Apple até ao grande ecrã, noticiou o site Deadline.