O jornal «Libération» dá hoje destaque ao mais recente filme do realizador português Miguel Gomes, no dia em que «Tabu» estreia em mais de 46 salas de cinema em França, e considera-o «uma obra-prima absoluta».
A temporada de prémios de cinema arrancou oficialmente e «Zero Dark Thirty», o filme da oscarizada Kathryn Bigelow sobre a captura de Osama Bin Laden, foi o primeiro grande vencedor nos prémios da Asssociação de Críticos de Nova Iorque.
Os filmes «A Última Vez que vi Macau», de João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata, e «Viagem a Portugal», de Sérgio Tréfaut, foram premiados este fim-de-semana nos festivais de cinema de Turim (Itália) e Gijón (Espanha).
As películas «Noite», «Blu» e «Nada Fazi» receberam os principais prémios na terceira edição do Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra, anunciou a organização.
D.A. Pennebaker, George Stevens Jr., Hal Needham e Jeffrey Katzenberg receberam os Óscares honorários de carreira, no quarto ano em que estes troféus são entregues sem grande visibilidade fora da cerimónia propriamente dita.
Após vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes, «Amour», o mais recente filme de Michael Haneke, foi o grande vencedor dos Prémios do Cinema Europeu, vencendo nas categorias de Melhor Filme, Realizador, Ator e Atriz.
O filme português «Linhas de Wellington» estreou há uma semana em França, onde já recolheu elogiosas críticas da imprensa. A obra narra um dos mais importantes períodos da História nacional e está em exibição em 50 salas do hexágono.
O auditório da Biblioteca Municipal da Feira acolhe a partir de domingo o Festival de Cinema Luso-Brasileiro, que garante fazer nesta 16ª edição «a maior aposta de sempre em cinema de autor», precisamente quando este vive «uma crise absurda».
Seis histórias que não podiam ser mais diferentes cruzam-se no mesmo filme. «Cloud Atlas» marca o regresso dos irmãos Wachowski à cadeira de realizadores e é a nossa estreia da semana.
Um dos filmes mais arrojados dos últimos tempos adapta um romance considerado infilmável de David Mitchell, «Cloud Atlas». O escritor revela aqui todos os segredos da adaptação do seu livro ao cinema.
Pedro Granger, Rita Redshoes e Paulo Pires são algumas das vozes da versão portuguesa de «A Origem dos Guardiões», o novo filme da DreamWorks, que acaba de chegar às salas de cinema. O SAPO foi falar com eles.
James McAvoy e Michael Fassbender intepretaram versões jovens do Professor X e Magneto em «X-Men: O Início». Na sequela, que envolve viagens no tempo, vão encontrar-se com os atores que antes os interpretaram: Patrick Stewart e Ian McKellen.
Os Film Independent Spirit Awards já lançaram as suas nomeações dos melhores do ano no cinema independente norte-americano, com «Moonrise Kingdom» e «Guia para um Final Feliz» a liderarem a corrida.
O realizador norte-americano Antonio Campos é o autor em destaque na terceira edição do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, que arranca hoje e se prolonga até 2 de dezembro.
Antes do resto do mundo foi Wellington, na Nova Zelândia, a ver pela primeira vez «O Hobbit». Veja aqui os melhores momentos da cerimónia, que o SAPO transmitiu em direto.
O britânico que ascendeu ao estrelato no papel de Sherlock Holmes na série da BBC vai agora dar corpo ao fundador da Wikileaks. James McAvoy e Laura Linney também deverão participar no filme.
Novo documentário do realizador de «José & Pilar» parte em busca do sentido da vida e Valter Hugo Mãe já foi confirmado como um dos protagonistas do filme. A fita será co-produzida por Fernando Meirelles.
Depois do musical de palco sobre a vida da cantora-sensação do programa «Britain’s Got Talent» há já planos para transformar a história improvável de Susan Boyle num filme.
A obra de artistas de todo o mundo, como Paula Rego e Ai Weiwei, vai estar em foco no ciclo de cinema da 10ª edição do Festival Temps d´Images, numa programação de 36 filmes, que decorrerá em dezembro, em Lisboa.
Da altura de Humphrey Bogart à frase que toda a gente repete mas afinal nunca existiu, descubra o que ainda não sabe sobre «Casablanca» no dia em que se assinalam 70 anos sobre a estreia de um dos mais populares filmes de todos os tempos.
Gael García Bernal e Luis Tosar protagonizam um filme muito elogiado de Icíar Bollaín como cineastas que vão rodar um filme à Bolívia sobre Cristovão Colombo e são apanhados no meio de uma revolta popular.
A história de «João e o Pé de Feijão» ganha novas roupagens em «Jack the Giant Slayer», o novo filme de Bryan Singer, o realizador dos dois primeiros «X-Men». O novo trailer já está na internet.
Uma comédia muito negra de Álex de la Iglesia, sobre um desempregado que volta a captar todas as atenções quando fica preso de uma forma de tal forma intrincada que nenhuma autoridade sabe como o resgatar.