
Após passar pela Ásia, Tom Cruise está por estes dias na Europa a promover o oitavo "Missão Impossível": a antestreia mundial será na quarta-feira no Festival de Cannes.
Mas no domingo à noite, o ator teve uma longa conversa sobre a sua carreira na sede do British Film Institute, 24 horas antes de receber o maior prémio da organização.
Refletindo sobre os filmes que lançaram a sua carreira, contou a história de um encontro por acaso num restaurante de Nova Iorque em 1984 Com Dustin Hoffman ter conduzido a "Rain Man - Encontro de Irmãos".
No grande vencedor dos Óscares de 1988, Cruise interpretou o jovem oportunista que descobria que o pai deixara toda a sua fortuna a um irmão mais velho que desconhecia (Hoffman), um autista com grandes capacidades mentais que está internado numa instituição psiquiátrica.
Hoffman, já com um Óscar no currículo e uma das maiores estrelas de Hollywood, estava a fazer a peça "Morte de um caixeiro viajante" na Broadway. Por seu lado, Cruise visitava a irmã Cass após regressar da rodagem britânica de "A Lenda da Floresta" às ordens de Ridley Scott: faltavam dois anos para a popularidade 'disparar' com "Top Gun" (1986) e embora se tivesse destacado em "Negócio Arriscado" (1983) e "Os Marginais" (1983), de Francis Ford Coppola, era relativamente pouco conhecido.

Segundo o relato da revista Variety, Cruise contou que foi a irmã que reparou em Hoffman, de chapéu, a encomendar comida para levar, e insistiu que fosse falar com ele, uma ideia que rejeitou completamente.
Aquele tipo de comportamento não era habitual nos dois, acrescentou. Mas a irmã, presente na audiência do BFI, não parava de insistir e deu-lhe um ultimato: "Se não vais tu, vou lá eu e digo-lhe quem és".
"'Ele não vai saber quem eu sou, vai ser muito humilhante!'", pensou. Mas a pressão era tanta que cedeu.
"Disse: 'Com licença, senhor Hoffman, desculpe-me...' E ele respondeu: 'Cruise!'", contou.
A grande estrela acabaria por oferecer bilhetes aos dois para a peça e convidou-os para irem a seguir aos bastidores.
"Quando estava a deixá-lo, ele disse: 'Quero fazer um filme contigo'. E eu disse: 'Seria ótimo, senhor'", contou Cruise, a rir da recordação.
"E foi isso que aconteceu. E basicamente, um ano depois, ele enviou o 'Rain Man'.", concluiu.
Comentários