"Conclave" é a grande surpresa nas nomeações para os BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, o equivalente aos Óscares.

O filme de Edward Berger protagonizado por Ralph Fiennes sobre as intrigas palacianas à volta da eleição de um novo Papa conseguiu concretizar 12 das 14 pré-nomeações anunciadas na lista de finalistas revelada a 3 de janeiro. Foi mais uma do do que "Emília Pérez", de Jacques Audiard, o musical narco-thriller surrealista francês falado maioritariamente em castelhano, que era o líder dos finalistas com 15 pré-nomeações.

Já o filme “On Falling”, da realizadora portuguesa Laura Carreira, finalista nas Primeiras Obras, não conseguiu chegar às nomeações: a categoria juntou "Hoard", de Luna Carmoon, "Kneecap - O Trio de Belfast", de Rich Peppiatt, "Homem Macado", de Dev Patel, "Santosh", de Sandhya Suri, e "Sister Midnight", de Karan Kandhari.

A lista de nomeações foi anunciada esta quarta-feira ao meio-dia por Mia McKenna-Bruce, a vencedora do prémio de estrela em ascensão do ano passado, e Will Sharpe, conhecido por “The White Lotus” e vencedor de um BAFTA da televisão em 2020.

As nomeações para os BAFTA são um dos momentos-chave da temporada de prémios, uma vez que alguns dos oito mil membros da Academia Britânica também pertencem aos mais de dez mil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vota os Óscares, cujas nomeações foram adiadas para dia 23 por causa dos incêndios em Los Angeles, com a votação a decorrer até esta sexta-feira.

Apresentada pelo ator David Tennant, a cerimónia dos BAFTA está marcada para 16 de fevereiro, enquanto a das estatuetas douradas continua a 2 de março com o comediante Conan O'Brien.

"Emília Perez"

Além de "Conclave" e "Emília Pérez", concorrem para Melhor Filme de 2024 "Anora", de Sean Baker (7 nomeações), "O Brutalista", de Brady Corbet (9 nomeações) e "A Complete Unknown", de James Mangold (6 nomeações), uma categoria que tem sido vista como estando em aberto, ao contrário do ano passado, em que se destacava "Oppenheimer".

Não chegaram às nomeações para Melhor Filme os pré-finalistas "The Apprentice - A História de Trump", "Kneecap - O Trio de Belfast", "A Substância" e "Wicked", em muito más notícias para o outro forte candidatos da temporada.

"Estou muito feliz por não temos apenas o que normalmente são considerados 'filmes para prémios', ou seja, dramas. Temos filmes de terror, ficção científica, musicais!", disse Anna Higgs, presidente do Comité dos BAFTA.

"Kneecap - O Trio de Belfast", um docudrama sobre um trio aventureiro da Irlanda do Norte que faz rap em galês, continua a ser um sucesso inesperado, recebendo seis nomeações, incluindo Melhor Filme Britânico e Argumento Original.

Os filmes musicais marcaram o ano de 2024 "porque o público encontra neles alegria, força expressiva e inventiva", disse Anna Higgs.

Para Melhor Filme Britânico estão ainda nomeados "Amor em Sangue", de Rose Glass, "Bird", de Andrea Arnold, "Blitz", de Steve McQueen, "Conclave", "Gladiador II", de Ridley Scott, "Hard Truths", de Mike Leigh, "Lee Miller: Na Linha da Frente", "The Outrun" e "Wallace & Gromit: A Vingança das Aves", de Nick Park e Merlin Crossingham.

Noutras categorias, os BAFTA indicaram seis nomeações, uma a mais em relação aos Óscares, com Melhor Realização a juntar Baker, Corbet, Berger, Audiard, Denis Villeneuve ("Dune - Duna: Parte Dois") e Coralie Fargeat ("A Substância"). Ficaram pelo caminho Payal Kapadia ("All We Imagine as Light – Tudo o Que Imaginamos Como Luz"), Alice Rohrwacher ("A Quimera"), Ellen Kuras ("Lee Miller: Na Linha da Frente") e Nora Fingscheidt ("The Outrun").

Cynthia Erivo ("Wicked"), Karla Sofía Gascón ("Emília Pérez"), Marianne Jean-Baptiste ("Hard Truths"), Mikey Madison ("Anora"), Demi Moore ("A Substância") e Saoirse Ronan ("The Outrun") são as nomeadas para Melhor Atriz, ficando pelo caminho Amy Adams ("Canina"), Kate Winslet ("Lee Miller: Na Linha da Frente"), Marisa Abela ("Back To Black") e Nicole Kidman ("Babygirl"). Recorde-se que não tinham chegado à fase das pré-finalistas Fernanda Torres ("Ainda Estou Aqui") e Angelina Jolie ("Maria"), também com aspirações aos Óscares.

Para Melhor Ator, estão nomeados Adrien Brody ("O Brutalista"), Timothée Chalamet ("A Complete Unknown"), Colman Domingo ("Sing Sing") e, duas surpresas, Hugh Grant ("Herege") e Sebastian Stan ("The Apprentice"), deixando de fora Daniel Craig ("Queer"), Dev Patel ("Homem Macaco"), Jude Law ("O Jogo da Rainha") e Kingsley Ben Adir ("Bob Marley: One Love").

Para Melhor Atriz Secundária, revelou-se o apoio dentro da indústria de cinema a "Emília Perez", com a dupla nomeação de Selena Gomez e Zoe Saldaña ("Emília Pérez"), a quem se juntam Ariana Grande ("Wicked"), Felicity Jones ("O Brutalista"), Isabella Rossellini ("Conclave ") e Jamie Lee Curtis ("The Last Showgirl"), deixando pelo caminho Adriana Paz ("Emília Pérez"), Emily Watson ("Small Things Like These"), Margaret Qualley ("A Substância") e Michele Austin ("Hard Truths").

Em Ator Secundário, chegam às nomeações Yura Borisov ("Anora"), Kieran Culkin ("A Verdadeira Dor"), Clarence Maclin ("Sing Sing"), Edward Norton ("A Complete Unknown"), Guy Pearce ("O Brutalista") e Jeremy Strong ("The Apprentice"), ficando de fora Denzel Washington ("Gladiador II"), Harris Dickinson ("Babygirl"), Stanley Tucci ("Conclave") e Mark Eydelshteyn ("Anora").

Os quatro nomeados para Melhor Longa-Metragem Infantil e de Animação são "Divertida-Mente 2", "Flow - À Deriva", "Robot Selvagem", "Vaiana 2" e "Wallace & Gromit: A Vingança das Aves", ficando pelo caminho "Gru, O Maldisposto 4", "Memoir of a Snail", "Naquele Natal" e "Vaiana 2".

Destaque ainda nas listas para as nomeações a Melhor Filme em Língua Não-Inglesa: "Ainda Estou Aqui" (Brasil), "All We Imagine as Light" (Índia), "Emília Pérez" (França), "Kneecap" (Irlanda) e "A Semente do Figo Sagrado" (Índia), que ultrapassaram "Black Dog" (China), "O Conde de Monte Cristo" (França), "Flow - À Deriva" (Letónia), "A Rapariga da Agulha" (Dinamarca), e "A Quimera" (Itália).