Consumo de drogas, saúde mental, guerra na Ucrânia e gentrificação são alguns dos temas que marcam a 9.ª edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, que se realiza de 10 a 14 de outubro no renovado Batalha Centro de Cinema e onde dominam os filmes assinados por mulheres cis e pessoas trans ou não-binárias.

Numa edição que procura fazer justiça a um olhar queer, não polarizado, um olhar além-fronteiras, entre os 40 filmes que fazem parte do programa figuram alguns dos títulos mais celebrados no recente circuito de festivais de cinema internacionais. Mas, também, muitas surpresas inéditas por descobrir.

É uma edição fortemente marcada pelo cinema feito por mulheres: os filmes apresentados são assinados por mulheres cis num 68%, por homens cis num 27%, e por pessoas trans ou não-binárias nos 5% restantes.

O cinema que o festival propõe este ano procura denunciar e subverter um olhar machista e patriarcal, propondo um muito necessário olhar queer a temas que vão da precariedade à criação artística, da gentrificação à violência sexual sobre mulheres, das relações às drogas. São filmes atravessados por questões de território e identidade, que percorrem espaços de performance e subversão política, e outros de ruralidade onde a ausência de referentes torna urgente a criação de novas formas de estar.

“Tudo o que Você Podia Ser”, de Ricardo Alves Jr., será o filme de abertura; “Commitment to Life”, de Jeffrey Schwarz, fará o encerramento.

Visite o site oficial para mais informações sobre a programação.

Visite o Facebook do Queer Porto.


PASSATEMPO

O Queer Lisboa e o SAPO Mag têm para oferecer:

* 5 bilhetes duplos para a sessão "A Hawk as Big as a Horse", terça-feira, 10 de outubro, 19h15, no Batalha Centro de Cinema - Sala 1;

* 5 bilhetes duplos para a sessão "Kenya", quarta-feira, 11 de outubro, 21h30, no Batalha Centro de Cinema - Sala 1;

* 5 bilhetes duplos para a sessão "Vicente Ruiz - A Tiempo Real", quinta-feira, 12 de outubro, 21h30, no Batalha Centro de Cinema - Sala 1;

* 5 bilhetes duplos para a sessão "La Amiga de Mi Amiga", sexta-feira, 13 de outubro, 19h15, no no Batalha Centro de Cinema - Sala 1.


ATENÇÃO

O passatempo termina às 9h59 de 6 de outubro. Os resultados serão divulgados até às 18h00.
O formulário pede nome completo. As participações incompletas podem não ser consideradas.
Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente pelo que não adianta responder ao formulário mais do que uma vez.
Os participantes deverão seguir uma das redes sociais do SAPO (Facebook ou Instagram).
Os premiados deverão levantar os convites impreterivelmente com o Cartão de Cidadão (não serão aceites fotocópias) no "Guest Office" do Queer Porto no Batalha Centro de Cinema, até cerca de 30 minutos antes do início do evento. Não serão entregues bilhetes mediante apresentação da identificação pessoal do vencedor por outras pessoas, nem cópias dos referidos documentos.
A participação no passatempo pressupõe a disponibilidade para assistir às sessões, pelo que, exceto em casos de força maior que deverão ser atempadamente comunicados através do email sapomag@passatempos.sapo.pt (identificado pelo nome e passatempo, incluindo a cidade), contamos com a presença de todos os premiados. Não são aceites trocas de vencedores, sendo que em caso de não possibilidade de comparência será sorteado um novo vencedor.
Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.
Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.