Profissionais do setor da Cultura juntam-se hoje, pelas 18:00, em protestos em Lisboa, Porto e Faro no âmbito da manifestação nacional “Parados. Nunca calados”, promovida pelo sindicato CENA-STE.
O Presidente da República considerou que o regresso dos espetáculos culturais é fundamental e manifestou a expectativa de que antes do inverno as autarquias reprogramem muitos dos que foram cancelados devido à pandemia de COVID-19.
O Campo Pequeno, em Lisboa, voltou a abrir portas para a primeira noite de "Deixem o Pimba em Paz", espetáculo de humorista Bruno Nogueira e da vocalista dos Clã, Manuela Azevedo. O espetáculo decorreu na noite desta segunda-feira, dia 1 de junho, o primeiro dia da reabertura de salas de espetáculo
A ânsia de uns em voltar a assistir a um concerto e a curiosidade de outros em conhecer a Casa da Música levaram esta segunda-feira mais de 170 espectadores a estarem presentes na reabertura deste equipamento cultural do Porto.
A primeira edição do festival Jardins do Marquês Oeiras Valley, que deveria acontecer em julho em Oeiras e cujo cartaz incluía Cat Stevens e Rufus Wainwright, já só irá realizar-se em 2021, foi hoje anunciado.
Projetos nas áreas da dança, do teatro, envolvendo cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão em artes performativas, estão entre os 11 selecionados para o programa “Reclamar Tempo – Pesquisa e Investigação Artística”, hoje anunciados pelo Teatro Municipal do Porto.
Ao fim de dois meses parados, por causa da COVID-19, os músicos da Orquestra Gulbenkian voltaram esta semana aos ensaios, em pequenas formações, para a própria Fundação Calouste Gulbenkian testar protocolos, a pensar na próxima temporada de música.
A 3.ª edição do renovado festival Matosinhos em Jazz, que deveria decorrer ao longo do mês de julho naquela cidade do distrito do Porto, já só irá realizar-se em 2021, anunciou hoje a organização.
O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de COVID-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la em setembro.
O suspeito da morte do rapper Mota Jr., detido na terça-feira no Aeroporto do Porto, vai ficar em prisão preventiva, adiantou hoje fonte judicial à agência Lusa.
O dramaturgo norte-americano Larry Kramer, autor de "Um Coração Normal", pioneiro no apoio a vítimas da sida e no alerta sobre o vírus, morreu esta quarta-feira, em Nova Iorque, aos 84 anos, noticiou o jornal The New York Times.
A Casa de Artes e Cultura do Tejo celebra o 14.º aniversário, no sábado, com um concerto de Custódio Castelo transmitido em direto na sua página de Facebook, foi hoje anunciado.
A plataforma digital CLIVEON, que permitirá produzir e transmitir eventos culturais em direto, com bilhetes a dois euros, arrancará a 1 de julho, numa altura em que “se está a reinventar o mercado da cultura”.
Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a partir de segunda-feira, com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espectadores, que serão obrigados a usar máscara, revelou hoje a ministra da Cultura.
As Festas do Senhor de Matosinhos vão, devido à COVID-19, apresentar um “novo formato”, com vários momentos, como o concerto, a procissão e o espetáculo de fogo de artificio a serem transmitidos virtualmente, anunciou hoje a autarquia.
A professora, tradutora e dramaturgista Maria João da Rocha Afonso morreu, na segunda-feira, num hospital em Lisboa, aos 60 anos, vítima de paragem cardíaca, disse à agência Lusa fonte da família.
O Festival de Salzburgo, na Áustria, um dos principais de ópera e música erudita de tradição europeia, anunciou hoje uma programação reduzida a 90 concertos, para a edição a decorrer de 1 a 31 de agosto, com que assinala cem anos.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, comprometeu-se hoje com um grupo de profissionais do setor, que foi oferecer-lhe um cabaz com alimentos essenciais e 151 euros, a ter o estatuto do intermitente finalizado até ao final do ano.
Longe dos palcos e do calor dos fãs, os artistas lusófonos em Portugal tentam vencer o confinamento através de espetáculos nas redes sociais e novas criações, enquanto fazem contas à vida, pois sem atuações não têm rendimento.
O cantor e músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké Yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.
O festival MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, adiado devido à pandemia da COVID-19, regressa em 2021, de 16 a 18 de julho, com Anitta e Liam Payne em cartaz, anunciou hoje o promotor à Lusa.
A proposta de lei do Governo que estabelece a proibição da realização de “festivais e espetáculos de natureza análoga” até de 30 setembro foi hoje aprovada por maioria, em votação final global, no parlamento.
A administração da RTP admite “alienar” terrenos no Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia, para “valorizar” o Centro de Produção do Norte (CPN) da televisão pública, refere comunicado interno ao qual a Lusa teve hoje acesso.
O Presidente da República declarou-se hoje "muito sensível" à situação dos profissionais da cultura, mas defendeu que é preciso compatibilizar o regresso dos espetáculos com os dados disponíveis em termos de saúde pública.