As audiências dos prémios musicais Grammy desceram 51% este ano, em relação a 2020, em linha com o registado com outras galas, como os Globos de Ouro e os Emmys.
Descendente de uma linhagem de tocadores, Miguel Agostinho, foi o primeiro da família a estudar no conservatório regional. Sempre viveu da música e das festas populares até a pandemia o empurrar para as obras públicas na República Francesa.
Os artistas que atuam a nível local deviam ser apoiados para a promoção de pequenos espetáculos ao ar livre durante a pandemia, defendeu em entrevista à agência Lusa, a historiadora Raquel Varela, que se assume contra o confinamento.
O regente português Dinis Sousa foi nomeado Maestro Principal da Royal Northern Sinfonia (RNS), a única orquestra de câmara a tempo inteiro, baseada no centro cultural Sage Gateshead, em Newcastle, norte de Inglaterra, anunciou hoje a instituição.
"Longas conversas" entre o historiador e cronista Vasco Pulido Valente, que morreu há um ano, e o jornalista João Céu e Silva resultaram numa obra a editar no próximo dia 25, anunciou hoje a editora Contraponto.
O cantor e compositor Carlos Paião vai passar a ter uma estátua no centro da cidade de Ílhavo, por decisão da Câmara Municipal, que desafiou o artista plástico Albano Martins para a esculpir, revelou hoje a autarquia.
O músico Júlio Costa, 85 anos, do Trio Odemira, morreu hoje, disse à agência Lusa o ator Paulo Vasco. O artista faleceu cinco dias depois do seu irmão Carlos.
O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) vai decorrer entre 1 e 16 de maio, no Porto, num formato misto, “com 14 espetáculos presenciais e uma forte componente digital”, explicou hoje o diretor artístico do certame.
As atividades culturais poderão ser retomadas, faseadamente, a partir de 15 de março, dia em que podem reabrir livrarias, bibliotecas e arquivos, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.
A Pluris Investments está a "analisar a notificação" da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), mas "está tranquila" sobre a validade da compra de 30% da TVI, disse hoje à Lusa fonte oficial da empresa.
Doze duplas apresentaram candidaturas ao Conselho de Administração da RTP que irá suceder à equipa liderada por Gonçalo Reis, disseram fontes ligadas ao processo à Lusa, que adiantaram que a escolha deverá ser conhecida no final do mês.
O músico sueco Lars-Göran Petrov, que deu voz a uma das mais conhecidas bandas da 'cena metal' daquele país, Entombed, morreu, aos 49 anos, vítima de cancro, anunciou hoje o projeto Entombed A. D..
O guitarrista João Morais, que assina O Gajo, fez da música um mecanismo de defesa para sobreviver à paralisação da Cultura, em tempo de pandemia, e o resultado é o álbum "Subterrâneos", que sai no dia 15.
Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para “dar conforto” aos portugueses durante a pandemia de COVID-19.
Os The Black Mamba receberam a segunda melhor votação do público, empatando a 20 pontos com Carolina Deslandes, com a música “Por um triz”. Segundo as regras, em caso de empate, prevalece a votação do público (que deu menos pontos a Carolina Deslandes).
A Edições Xerefé, da Figueira da Foz, lança hoje o novo livro do escritor Clovis Levi e da ilustradora Ana Biscaia, "O Retrato (aquilo que não se vê)", uma obra "pouco convencional" na literatura infanto-juvenil.
O músico português NBC edita hoje um novo trabalho, “Epiderme”, criado em confinamento e no qual o cantor se fez guitarrista, percussionista, produtor, técnico de som e gravou, pela primeira vez, temas em inglês.
O álbum de estreia do projeto Ikoqwe, que junta Batida (Pedro Coquenão) e Ikonoklasta (Luaty Beirão), “The Beginning, the Medium, the End and the Infinite”, é hoje editado pela belga Crammed Discs.
O trabalho da jornalista portuguesa Catarina Canelas sobre o impacto do plástico na vida das pessoas venceu hoje o Prémio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, vinculado aos galardões do rei de Espanha.
As escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada escolheram uma rapariga que decide entrar para a Força Aérea para protagonista de um livro sobre “a igualdade de direitos e oportunidades” entre mulheres e homens.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quis hoje associar-se à homenagem promovida pela edição deste ano do encontro literário Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, ao escritor chileno Luís Sepúlveda, que morreu em 2020.
A escritora portuguesa Maria Teresa Horta venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa 2021, com o livro “Estranhezas”, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, anunciou hoje a organização.
O festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, começa hoje, totalmente online, um formato inédito e reduzido, que conta com a participação de uma centena de autores e iniciativas de homenagem ao escritor chileno Luís Sepúlveda.