Portugal, convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, terá uma forte presença no evento na cidade brasileira, com mais de duas dezenas de escritores portugueses e lusófonos e dois chefes de cozinha.
O LGBT+ Music Festival, marcado para o início de julho no Porto, irá acontecer “num formato diferente”, anunciou hoje a organização, remetendo esclarecimentos e informações sobre reembolso e transferências de bilhetes, para o final desta semana.
Os músicos Mayra Andrade, Samuel Úria e Lhast completam o cartaz do 26.º festival Super Bock Super Rock (SBSR), que regressa ao Meco, concelho de Sesimbra, em julho depois de dois anos de pausa devido à pandemia da COVID-19.
“Ocupação” é o nome do primeiro álbum de “Fado Bicha”, ponto de chegada e de partida, de denúncia do silenciamento a que as pessoas LGBTI estão obrigadas, empurradas para uma sexualidade marginal que até há 40 anos era crime.
A cantora Pongo apresenta, na quinta-feira, em Lisboa, “Sakidila”, álbum recentemente editado cheio de “gratidão”, criado no meio do caos que foram os últimos dois anos e que irá levar a vários países da Europa e ao Canadá.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai promover, entre junho e outubro, o Festival Cultural Cultura em Rede’22 - Beiras, Raia Histórica e Serra da Estrela, que contempla a realização de 75 espetáculos.
O BB Blues Fest está de regresso de 16 a 19 de junho, ao concelho da Moita, com um cartaz "marcado por regressos há muito aguardados e também por algumas novidades".
O festival de música eletrónica Sound Waves regressa a 2 de julho à praia de Esmoriz, em Ovar, para uma 15.ª edição que, liberta das restrições pandémicas, está a caminho de se tornar “uma bandeira do techno internacional”.
A exposição “As I was dying”, do fotojornalista italiano Paolo Pellegrin, da Magnum Photos, um “arquivista” de acontecimentos trágicos, de guerras a desastres naturais, é um dos destaques do f/est Amarante, que decorre até domingo naquela cidade.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a Orquestra Sem Fronteiras, com sede na Idanha-a-Nova, pelo Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2022, sublinhando o “valor dos jovens e a elevação da cultura raiana ibérica”.
O North Music Festival, agora JN North Festival, tentou por três vezes ser o primeiro do verão, mas a pandemia de COVID-19 trocou-lhe as voltas. Agora, à quarta tentativa, regressa, aos poucos, ao que sempre quis ser.
O romance “Tomb of Sand”, da indiana Geetanjali Shree, traduzido diretamente do hindi para inglês por Daisy Rockwell, é o vencedor do Prémio Booker Internacional 2022, anunciou hoje, em Londres, o presidente do júri, o tradutor Frank Wynne.
O músico Pedro Branco, que faz parte de vários projetos, edita hoje “A Narrativa Épica do Quotidiano”, álbum de estreia a solo, criado e gravado durante a pandemia, em casa, num momento em que a música “serviu quase de refúgio”.
O baterista da banda britânica de rock progressivo Yes, Alan White, morreu hoje aos 72 anos na sua residência na área de Seattle, no estado norte-americano de Washington, após uma “doença repentina”, anunciou a família do artista no Facebook.
O Prémio Europeu Carlos Magno, numa parceria da respetiva fundação com o Parlamento Europeu, foi hoje entregue à Orquestra Sem Fronteiras, com sede na Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi hoje anunciado pelo Parlamento Europeu.
O Governo está a preparar "uma solução" para responder à "enorme procura" de Portugal como destino de filmagens, porque já esgotou o orçamento deste ano de incentivos fiscais a produções estrangeiras, disse à Lusa fonte do Instituto do Cinema e Audiovisual.
“Benefício da Dúvida”, álbum que Maria Reis criou numa residência artística em Viseu e no qual conta com a participação da irmã Júlia Reis, é apresentado hoje ao vivo na Culturgest, em Lisboa.
Lamego voltará a ser "cidade poema", de 2 a 5 de junho, com o regresso ao formato presencial do festival literário, que decorrerá no Teatro Ribeiro Conceição e no Parque Isidoro Guedes, anunciou hoje a autarquia.
O júri do Prémio de Literatura José Craveirinha atribuiu este ano a distinção ao escritor moçambicano Mia Couto, anunciou a organização na segunda-feira, em Maputo.
O Festival Inventa, que começou em 2021 e se estende até dezembro, quer “provocar a população dos 12 municípios do Douro, Tâmega e Sousa” com um ciclo itinerante de programação de teatro, música e literatura.
O festival Jazz im Goethe-Garten (JiGG) regressa em julho aos jardins do instituto alemão, em Lisboa, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19, “para celebrar o verão com jazz europeu”, anunciou hoje a organização.
Para ressignificar o cariz “pejorativo” da expressão, Braga vai dar o nome de “TrêsPê” a um festival que se estreia dia 2 de junho e que pretende afirmar a cidade no campo da performance, foi hoje anunciado.
Dezoito países competem hoje, em Turim, Itália, por dez lugares na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, que decorre no sábado e para a qual Portugal foi selecionado na terça-feira, na primeira semifinal do concurso.