O saxofonista David Murray, a guitarrista Ava Mendoza, o trompetista Peter Evans e o pianista Vijay Iyer estão entre os músicos que atuam este ano no ciclo Julho é de Jazz, que regressa a Braga, em julho.
A comediante norte-americana Rosie O’Donnell anunciou na terça-feira que se mudou para a Irlanda com uma das suas filhas e só voltará aos EUA quando for seguro para todas as pessoas terem os mesmos direitos.
A evolução da tradição cultural da Arte Equestre em Portugal, classificada em 2024 Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai ser alvo de uma exposição a inaugurar quinta-feira, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
Os Dealema, um dos mais antigos grupos de rap português, celebram 30 anos de carreira com um concerto “especial e repleto de surpresas” no Coliseu do Porto, em fevereiro do próximo ano.
“Babau! Foi-se o bolo, o corvo e a lua!” é o 34.º livro de Lurdes Breda, uma obra infantil que tem um bolo de chocolate no centro da realidade mágica e serve de pretexto para conceitos da dieta mediterrânica.
O Presidente da República destacou hoje a importância da música do compositor Luís Tinoco, galardoado com o Prémio Pessoa, num mundo “fora de ordem”, elogiando o seu “entusiasmo, ecumenismo, comunicação e diálogo”.
O espetáculo “Bate Fado”, da dupla portuguesa de coreógrafos Jonas & Lander, é um dos destaques da 35.ª edição do Festival de Artes de Macau (FAM), que arranca no final de abril, foi hoje anunciado.
A cantora portuguesa emmy Curl venceu, por unanimidade, o Prémio José Afonso com o álbum “Pastoral”, revelou hoje a Câmara Municipal da Amadora, que atribui o galardão.
O fadista Carlos Leitão assina todas as letras do seu novo álbum, “Tempo de Ficar”, que sai na próxima sexta-feira, dia 14, e que “é claramente autobiográfico”, ao expor a sua carreira de 25 anos no fado.
O cantor Mário Lúcio compôs um álbum que homenageia os tempos em que “tocava nos bailes” em Cabo Verde, após a independência, e uma das músicas está a ser celebrada pelo povo como uma banda sonora da liberdade.
O músico moçambicano Stewart Sukuma considerou hoje à Lusa que Azagaia, rapper de intervenção social que morreu há dois anos, foi o “rastilho” para a contestação popular que Moçambique vive hoje, lembrando um artista que marcou uma geração.
O Clube das Mulheres Escritoras reúne hoje, na Fundação José Saramago, em Lisboa, autoras como Alice Neto de Sousa, Catarina Carvalho, Catarina Sobral, Cláudia Lucas Chéu, Joana Bértholo e Lúcia Vicente, para falarem da palavra e da escrita como "forma de resistência".
Os Anjos entregaram hoje, em Lisboa, cerca de 52 mil euros a instituições envolvidas no combate à violência doméstica, angariados no último concerto da digressão de celebração dos 25 anos de carreira, que aconteceu em dezembro.
A Casa da Música, no Porto, inicia no sábado, Dia Internacional da Mulher, um ciclo de concertos que celebra as mulheres na música, dando destaque a compositoras, maestrinas e intérpretes “que desafiaram as barreiras instituídas”.
O premiado romance “James”, de Percival Everett, que recentra a narrativa de “As aventuras de Huckleberry Finn” no escravo Jim, companheiro de Huck, contando a história a partir da sua perspetiva, é hoje publicado em Portugal.
Prétu, projeto do ‘rapper’ Xullaji, é cabeça de cartaz de um espetáculo de entrada livre, marcado para 29 de março no Incrível Almadense, em Almada, que assinala o encerramento da exposição “Filhos do Meio – Hip Hop à Margem”.
O vibrafonista e produtor norte-americano Roy Ayers, considerado pioneiro na fusão entre jazz e funk, morreu na terça-feira, aos 84 anos, em Nova Iorque, revelou hoje a família.
A empresa de streaming Netflix prevê gastar 16.700 milhões de euros em conteúdos em 2025, um aumento de 11% face ao ano anterior, mas que “não está nem perto do teto”, disse o diretor financeiro da plataforma, Spencer Neumann.
Livros dos dramaturgos Tiago Rodrigues e Teresa Coutinho, da cantora Rita Redshoes e da cineasta canadiana-francesa Virginia Tangvald são algumas das novidades editoriais de março, publicadas a par de finalistas do prémio Booker, autores inéditos e clássicos da literatura.
O museu alemão MUCA, em Munique, dedicado às artes urbana e contemporânea, inaugura este mês uma exposição retrospetiva do trabalho de Alexandre Farto (Vhils), naquela que é a primeira mostra a solo do artista português na Alemanha.
Gisela João atuará no Teatro Municipal da Covilhã (TMC) no dia 25 de abril, mês em que a sala também recebe a dança de Ainhoa Vidal, dia 05, e da Companhia Nacional de Bailado, dia 29, via streaming.
O espetáculo de estreia da dupla MXGPU, que junta os músicos Moullinex e GPU Panic, marcado para março em Lisboa esgotou, mas já foi marcada uma nova sessão, anunciou hoje o agenciamento dos artistas.
A edição de 2025 da Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid, em Espanha, decorre entre hoje e domingo com mais de 180 galerias de todo o mundo, incluindo 15 portuguesas.
O espetáculo de Robert Wilson “Pessoa – Since I’ve been me”, inspirado no poeta português, apresenta-se em Lisboa, no Teatro Municipal São Luiz, entre quinta-feira e sábado, depois de se ter estreado mundialmente em Itália, no ano passado.