As sequelas do movimento #MeToo e os debates sobre igualdade de oportunidades dominaram Hollywood, tal como a influência crescente da Netflix. O impacto comercial e cultural de alguns filmes e Lady Gaga a nascer como estrela de cinema são outras grandes histórias que ficam de 2018.
Filme com Bradley Cooper e Lady Gaga tem mais nomeações para os Screen Actors Guild, os prémios do sindicato dos atores americanos que indicam os preferidos do ano em Hollywood. Em televisão, destaque para as séries da Netflix.
O National Film Preservation Board escolheu mais 25 filmes para preservação para as próximas gerações na Biblioteca do Congresso norte-americano por serem "cultural, historica e esteticamente relevantes".
Filme de Alfonso Cuarón sobre as suas memórias familiares continua a acumular distinções nas listas de prémios. Filmes de Portugal não estão nos 27 mais votados pela revista britânica.
Filme sobre um jovem pugilista cabo-verdiano recém-chegado a Portugal em busca do pai tem uma banda sonora com talentosos artistas rap. O primeiro videoclip a ser lançado é o do tema original "Vai".
"A Favorita" e "Black Panther" lideram lista de nomeações no cinema. No pequeno ecrã, o destaque é para "American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace”.