O ator e encenador francês Jean-Pierre Tailhade morreu no domingo, aos 81 anos. Trabalhou ainda no cinema com realizadores como Rita Azevedo Gomes, Manoel de Oliveira, Valeria Sarmiento e João Mário Grilo.
Duas produtoras portuguesas estão entre os signatários de uma carta europeia para a igualdade de género no setor do cinema e audiovisual, que reclama por igualdade salarial, melhores oportunidades de trabalho e diminuição de preconceitos.
O filme "Rita ou Rito?" (1927), de Reinaldo Ferreira, está disponível para visionamento online na página da Cinemateca Portuguesa, no âmbito de uma iniciativa sobre cinema mudo português digitalizado.
O parlamento chumbou esta quinta-feira (19) os quatro projetos-lei, apresentados pelo BE, PAN, PCP e pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues, de reforço ou criação de novas medidas de apoio à Cultura, em contexto pandémico.
"A Fábrica de Nada" é um dos filmes que as produtoras vão disponibilizar com acesso pago. As receitas revertem para o grupo solidário União Audiovisual, que apoia profissionais do setor afetados pelo impacto da pandemia.
O filme do realizador sueco Ronnie Sandahl conquistou os prémios para melhor filme nórdico e de melhor ator. "O Último Banho", primeira longa-metragem do realizador português David Bonneville, foi exibido na secção competitiva Ingmar Bergman.
O filme "Rival", do realizador alemão Marcus Lenz, venceu o prémio do público da Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que este ano decorreu apenas online.
Após ter dividido o festival em módulos para se ajustar ao contexto da pandemia, organização volta a fazer alterações, adiado programação e colocando filmes online.