Os seis concertos decorrerão de 10 a 12 e de 17 a 19 de maio no auditório do Casino Estoril e assinalam os 40 anos de carreira de Duarte Mendonça como produtor ligado ao jazz.

O festival abrirá com a Orquestra do Hot Clube de Portugal, a única presença portuguesa no cartaz. Formada em 1991, a orquestra do mais antigo clube de jazz português integra atualmente cerca de 20 instrumentistas. Sob a direção musical de Pedro Moreira e Luís Cunha, a orquestra contará ainda com a participação da cantora Mariana Norton.

Da programação destaca-se também, no dia 12 de maio, um quinteto formado de propósito para o Estoril Jazz, com o pianista norte-americano Harold Mabern, de 71 anos. Com ele estarão os saxofonistas Eric Alexander e Vincent Herring, o contrabaixista John Webber e o baterista Joe Farnsworth.

O jazz vocal ficará por conta da cantora norte-americana Tierney Sutton, no dia 11, enquanto no dia 17 é esperada a presença do vibrafonista Gary Burton, em formato quarteto.

O trompetista norte-americano Warren Vaché, no dia 18, encabeça um sexteto de músicos que deverá estimular a "saudável emulação entre o jazz norte-americano e o jazz europeu", refere o promotor em comunicado.

Wycliffe Gordon, "o vibrante e virtuoso trombonista que se conta entre os principais solistas da Lincoln Center Jazz Orchestra de Wynton Marsalis", fecha o Estoril Jazz no dia 19, percorrendo um repertório musical marcado pelas raízes afro-americanas do jazz.

O Estoril Jazz foi fundado por Duarte Mendonça, produtor que nos anos 1970 esteve ligado ao festival Cascais Jazz e a quem foi atribuída em 2004 a medalha de mérito cultural.

@SAPO/Lusa