«É um disco com uma musicalidade intemporal», descreve o maestro Armindo Neves, que teve a seu cargo a direção musical, os arranjos e produção do disco, gravado nos estúdios EP.
Como homenagem aos cem anos da obra do consagrado pintor José Malhoa «O Fado», a fadista inclui no seu disco o tema «Fado Malhoa».
Com a masterização de Andy VanDette dos estúdios da Masterdisk, em Nova Iorque, este trabalho conta com a participação de alguns dos considerados mais conceituados músicos do panorama musical português, como Luis Guerreiro, Pedro Pinhal, Rodrigo Serrão, Michele Ribeiro, Luis Petisca e o professor Joel Pina.
É já conhecida a agenda de concertos de apresentação do novo disco «Traços de Fado». No dia 22 de julho, Teresa Tapadas vai estar na Festa da Bênção do Gado, em Riachos. Já em agosto, a 4, participa no espetáculo Noites Mágicas, no Centro Equestre da Lezíria Grande de Luís Valenta, em Jijón, Espanha.
Ainda por terras do país vizinho, Teresa Tapadas estará em San Benito, a 11 de agosto, ainda no âmbito do espetáculo Noites Mágicas.
Mais tarde, a 17 de agosto, regressa a Portugal para atuar na Fatacil, em Lagoa. A 24 de agosto e a 1 de setembro cantará nos «Fados na Mouraria», na Capelinha da Senhora da Saúde e no Largo da Severa, em Lisboa, numa organização do Museu do Fado.
Posteriormente, ruma para os Estados Unidos da América para dois concertos. O primeiro tem lugar em Gustines, Califórnia, a 6 de setembro, na Festa do Divino Espírito Santo, e o segundo acontece em San José, na Califórnia, a 8 de setembro, no Atlético Clube Português.
Poucos dias depois, a 15 de setembro, estará novamente em Portugal, mais concretamente em Cabanas de Tavira.
Comentários