“A música com lata surgiu no final de 2012, altura em que eu me dirigi à Conserveira e sugeri criar um ano de edições limitadas de latas cujo design seria feito por músicos portugueses”, começa por explicar Inês Eva, produtora da Música com Lata, acrescentando que a apresentação das embalagens é posteriormente feita com um pequeno concerto do músico convidado na loja da Conserveira de Lisboa.
Chullage, um dos músicos convidados, conseguiu, juntamente com os designers We are Boq, refletir na embalagem de cavala com orégãos da Tricana as suas raízes, paixões e convicções.
“Acho que a Conserveira me desafiou porque não é muito a minha praia, mas também senti algum reconhecimento ao ser convidado para este projeto”, conta o músico, salientando que quando provou a iguaria, cavala com orégãos, sentiu o peso da responsabilidade de fazer jus a tamanho sabor. O resultado final foi um look mais sóbrio e reivindicativo para esta edição limitada de 500 latas.
Conseguir conciliar a visão dos músicos convidados e aquilo que é a personalidade da Conserveira é tarefa da dupla de designers We are boq. O objetivo aqui é que todos os intervenientes - o artista, a Conserveira e os criativos - se consigam rever neste projeto.
Chullage, feliz com o convite, elogia a iniciativa da Conserveira salientando que “estes projetos podem servir de faróis” para mostrar que há capacidade para olhar a cultura portuguesa e valorizar os seus pontos fortes de forma criativa e eficiente.
Maria João, Camané e Norbeto Lobo são alguns dos artistas que, tal como Chullage, já tiveram oportunidade de criar uma nova imagem para uma das latas da Conserveira. A estes juntar-se-ão Samuel Úria, Manuela Azevedo e Sérgio Godinho, Rui Reininho, Fernando Tordo entre outros músicos. No total serão 13 os artistas convidados para criar edições limitadas de 500 latas e apresentá-las com um pequeno concerto gratuito.
Na terça-feira da terceira semana de cada mês, às 19h30, faz-se “Música com Lata” na Conserveira de Lisboa. A entrada é livre. E porque em tempos de crise todos os cêntimos precisam de ser bem geridos, fique a par de outros eventos gratuítos no TMN Entrada Livre.
@Inês Alves
Comentários