Durante os três dias, o ‘Música Ao Alcance de Todos’, que faz “da música, ano após ano, um meio de expressão e integração de todos”, pretende dar visibilidade “ao trabalho desenvolvido junto de instituições de apoio a cidadãos com necessidades especiais”, refere a Casa da Música em comunicado.

No primeiro dia, esta terça-feira, pelas 21:00, terá lugar o espetáculo ‘Quase Nada’, inspirado na poesia de Jorge Andrade, em linguagem falada e gestual, composto maioritariamente por atores surdos e que volta a ser exibido, à mesma hora, no dia seguinte.

Já na quinta-feira, último dia, vai realizar-se o espetáculo ‘Spirit Level’, uma obra emocional que inscreve na ficção temas da atualidade considerados sensíveis, como os conflitos da ‘Primavera Árabe’ ou os naufrágios de barcos com refugiados que tentam alcançar a Europa.

“Construído sobre música, teatro e dança, Spirit Level decorre num espaço cénico que se vai metamorfoseando a pedido da história, reunindo um largo elenco de músicos, alunos do ensino profissional de dança e cidadãos com necessidades especiais”, explica o documento.

Durante os vários dias do evento, irão decorrer workshops como o ‘Gamaleão Animado’, uma atividade composta por um “imponente” conjunto de instrumentos tocados “por tradição em comunidade” ou ‘O Processo de Musicoterapia’ onde se “desenvolve um vínculo relacional entre o musicoterapeuta e a pessoa”, “promovendo-se competências relacionais e de comunicação”, afirma o comunicado.

Neste evento irão decorrer também performances como a ‘Comunidades Sonoras’, que pretende ser uma forma de “partilhar com o público algum do trabalho realizado no âmbito do projeto ‘A Casa vai a Casa’, um dos braços da intervenção do Serviço Educativo da Casa da Música”.

No dia de encerramento da iniciativa 2012 será também exibido, como já é habitual, um documentário, desta feita com o nome ‘Ao Alcance de todos 2011’.

“Realizado por Francisco Moura, este documentário dá a conhecer a edição de 2011, lembrando os conceitos criativos e os intervenientes no concerto Blind Date, a performance A Casa sobre Rodas ou a instalação Blind Box. Memórias de sons e sobretudo de emoções que mereceram, pois, o nosso registo”, conclui o comunicado.

@Lusa