O festival Marés Vivas tmn "pretende mobilizar os festivaleiros para a reciclagem de todas as embalagens usadas que resultam do consumo durante o festival, tornando os quatro dias de boa música e muita animação num momento sustentável do ponto de vista ambiental", acrescenta ainda a SPV.

No recinto do festival estarão disponíveis contentores para a recolha seletiva de resíduos, espalhados pelo recinto e na zona de bares, "onde a maior parte dos resíduos é produzida neste tipo de eventos".

Lançado em 2008, o 100R® tem como objetivo certificar eventos, espetáculos ou espaços comerciais, "garantindo que os resíduos gerados nesses locais são, posteriormente, encaminhados corretamente para reciclagem", indica a Sociedade Ponto Verde.

No âmbito desta certificação, as entidades e empresas aderentes assumem o compromisso de criar e implantar as infraestruturas necessárias à correta separação dos resíduos de embalagens.

"Depois de devidamente separados no local, esses resíduos são recolhidos e encaminhados para entidades que asseguram a sua reciclagem, com a colaboração dos sistemas municipais, autarquias e/ou operadores privados", conclui a SPV.